Reprodução equina

Páginas: 9 (2111 palavras) Publicado: 21 de maio de 2012
Eqüinos:

[pic]
Manejo reprodutivo
Existem técnicas de avaliação que tornam o rebanho de reprodutores mais produtivos. A simples existência de machos e fêmeas e a escolha de um método de reprodução (seja Monta Natural, Inseminação Artificial ou Transferência de Embriões) são apenas alguns dos muitos passos a serem observados na implantação de um sistema de manejo reprodutivo eficiente norebanho.
Monta Natural
No Brasil, país situado no hemisfério Sul, a estação de monta tem geralmente seu início entre os meses de agosto e setembro. O período mais intenso de serviço dos garanhões vai de dos meses de setembro a dezembro, e é necessário um manejo correto dos reprodutores para o máximo proveito de sua fertilidade.
O estabelecimento de uma estação de monta (definida como únicoperíodo do ano em que as fêmeas do rebanho deverão ser cobertas) tende a respeitar este período de nascimentos, buscando concentrar todos os nascimentos nesta época, facilitando o manejo durante a parição, e possibilitando um maior controle zootécnico sobre o rebanho de cria, pela uniformidade do lote de potros nascidos. Permite ainda uma melhor utilização, mais criteriosa e eficiente de fêmeas.Controle de Cobertura
Antes de tudo, é necessária a identificação do momento correto para a cobertura de cada égua. Isto deve ser determinado pelo médico veterinário através do controle folicular. Se isso não for possível, é preciso saber que o período fértil da égua ocorre nas 24/48 horas finais do cio, e não no início do mesmo, como às vezes se supõe. O cio da égua costuma durar cinco dias, oesperma vive no trato genital feminino por 48 horas em média, por isso é praxe, não havendo controle folicular constante, começar a cobrir no terceiro dia do cio e seguir cobrindo em dias alternados, enquanto a égua estiver aceitando o cavalo. Aquelas de ciclo curto devem ser cobertas antes. Mas genericamente falando, é errado começar a cobrir aos primeiros sinais de cio, tanto por exaurirdesnecessariamente o garanhão como expor os dois animais, já que no começo do cio a égua ainda não está muito disposta a aceitar o cavalo, nem pronta para conceber.
Identificada à fêmea a ser coberta, ela será conduzida ao local de cobertura e serão tomadas as precauções de segurança, peiando a égua e utilizando cachimbo para conte-la se necessário. Recomenda-se o uso de liga ou atadura na cauda da égua,para evitar que seus pêlos machuquem o pênis, bem como a limpeza do períneo com toalha de papel. No entanto, o uso de germicidas, antigamente muito popular tanto nos machos como nas fêmeas, é contra-indicado, tanto pelo eventual efeito espermicida como pelo fato de, na verdade, encorajar o aparecimento de bactérias patogênicas, ao destruir a fauna bacteriana normal da área.
O encarregado deconduzir o garanhão procederá com a máxima calma e segurança, evitando que o cavalo suba na égua antes do momento correto, e auxiliando-o se necessário.
No treinamento de cavalos jovens, ou recuperação daqueles que tenham tido problemas anteriores, deve-se dar preferência a éguas calmas e experientes, de comportamento estral bem caracterizada, e manter a interferência humana tão reduzida e positivaquando possível.
Números de Cobertura
Idealmente, para assegurar fertilidade máxima, um cavalo deveria cobrir a égua a cada dois dias; este número pode ser aumentado para uma cobertura diária após o condicionamento progressivo e reforço alimentar correspondente. Se por alguma razão, tal como maturação folicular, for necessária que um garanhão cubra uma égua de manhã outra à tarde, é indicado queele não seja utilizado no dia seguinte. Num haras que opere com auxílio de médico-veterinário para fazer o controle folicular, determinando o momento ideal de cobertura de cada égua, será possível cobrir cinqüenta ou sessenta éguas com um único garanhão. Não havendo estas condições de trabalho, ou na presença de um número maior de éguas, deverá ser utilizado um reprodutor adicional, ou ainda a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Reprodução equina
  • Reproducao equina
  • Ciclo Estral Reprodução equina
  • Reprodução Equina- Inseminação artificial com sêmem fresco e refrigerado
  • reprodução
  • A Reprodução
  • Reprodução
  • reprodução

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!