reprodução da violência e desigualdade social

Páginas: 9 (2048 palavras) Publicado: 29 de outubro de 2013
Desigualdade Social e violência no Brasil atual



Elementos definidores das condições de desigualdades sociais

O BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) divulgou, no final de 1998, um estudo em que o Brasil aparece como o país mais desigual do continente llatino-americano.
Países Fatiados 10% mais ricos na renda nacional. Em % Fatia dos 10% mais pobres na renda nacinal. Em % Tempo de escolaridade entre os 10% mais pobres. Em anos Entre os 10% mais pobres, quantos completaram o primário. Dados publicados em BRASIL é o mais desigual da AL, diz BID.
O elemento definidor, por excelência, da concentração de renda de um país está no modo de distribuição entre os dois pontosextremos de uma dada sociedade. O Brasil ganhou a 1º colocação em desigualdade pelo fato de que os 10% mais ricos ficam com quase a metade da renda nacional, enquanto os 10% mais pobres, com apenas 0,8%. Outro complicador é o número de anos de estudos desses últimos (menos de 2 anos), bem como a percentagem daqueles que completaram o curso primário (apenas 19% dos 10% mais pobres).
Os outrospaíses, considerados na tabela acima, possuem um maior número de pessoas com mais anos de estudos e um percentual significativamente mais elevado de pessoas que, dentro da faixa dos 10% mais pobres, completaram o curso primário. Veja-se a diferença entre o Brasil e todos os demais países mencionados.
Os números sobre as condições de desigualdade expressos pela educação são altamente significativos,pois indicam o que o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) denomina de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). As possibilidades de ampliação das chances de os indivíduos mais pobres romperem com as suas condições de miserabilidade são, praticamente, nulas no caso do Brasil, se tomarmos o tempo de escolaridade como base.
Em um país em que as oportunidades de obtenção deeducação, de assistência médica e de emprego são quase nulas entre os mais pobres, ficam evidenciadas as dificuldades de rompimento com o desrespeito aos direitos sociais (relativos às diversas formas de associação e participação na sociedade, de seguridade social, etc.) desses grupos. Isso impossibilita, também, a efetivação dos direitos civis (relativos à liberdade individual) e políticos (referentesaos direitos e deveres dos indivíduos como cidadãos de participarem no exercício do poder político).
Não se pode supor que a desigualdade esteja presente somente na América Latina. A ONU (Organização das Nações Unidas) divulgou um relatório em outubro de 1998, em que demonstra que 1,3 bilhão de pessoas no mundo vivem na pobreza absoluta. Tem-se, então, uma enorme faixa da população vivendo commenos de 1 dólar por dia. Enquanto isso, 23% da população dos países ricos se apropriam de 85% da renda mundial.
A pobreza é um fenômeno social, visto ser fruto da concentração da riqueza, ou seja, da não-distribuição da renda Essa situação em vigor no Brasil e no mundo, na atualidade, precisa ser analisada como parte de um processo econômico e político.

A extrema pobreza no Brasil atualAo insistir nas disparidades sociais brasileiras, ressaltando a existência de um percentual altíssimo de indivíduos que se encontram desprovidos dos elementos básicos para uma existência digna, não se está falando em algumas centenas de pessoas, mas em dezenas de milhões de indivíduos que vivem abaixo da condição mínima de existência.
A combinação de indicadores de renda, de educação, deinfância, de habitação e de longevidade tem sido a tendência de organismos internacionais (Nações Unidas, por exemplo) para classificar os diversos países no ranking das desigualdades sociais. O PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) elaborou um relatório em 1998 medindo o índice de condição de vida, o qual não se baseia somente na renda mas na combinação desta com aqueles outros...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • violência e desigualdade social
  • Desigualdade social e violência no brasilil
  • Desigualdade social tema violencia
  • Desigualdade social e violência urbana
  • Violência e desigualdade social
  • Desigualdade social e violencia
  • Desigualdade social tema violencia
  • Desigualdade Social é a Explicação da Violência

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!