Reprodução assexuada

Páginas: 2 (356 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
A reprodução assexuada é um tipo de reprodução que ocorre sem a intervenção de gâmetas. Os novos seres são clones do progenitor.
Entre os animais, um dos exemplos mais conhecidos é o daestrela-do-mar que, ao perder um dos braços, pode regenerar os restantes, formando-se uma nova estrela-do-mar do braço seleccionado.
Nas plantas a reprodução assexuada é também frequente, utilizando-se estacapacidade reprodutiva na agricultura. Por exemplo, as laranjas da Bahia (sem sementes) provêm todas do mesmo clone (considerando clone o conjunto de todos os seres geneticamente idênticos, provenientesde um mesmo ser vivo), a partir de uma laranjeira mutante aparecida na região da Bahia no Brasil. Efectivamente, esta árvore, ao não produzir sementes só se pode reproduzir por enxerto ou estaca.[editar]Tipos de reprodução assexuada

Há vários tipos de reprodução assexuada:
Fragmentação - o organismo fragmenta-se espontaneamente ou por acidente e cada fragmento desenvolve-se originando um novoser vivo[1]. (ex: algas, estrela-do-mar)
Divisão ou Fissão múltipla – o núcleo da célula-mãe divide-se em vários núcleos. Cada núcleo rodeia-se de uma porção de citoplasma e de uma membrana, dandoorigem às células-filhas que são libertadas quando a membrana da célula-mãe se rompe.
Partenogénese - processo através do qual um óvulo se desenvolve originando um novo organismo, sem ter havidofecundação. (ex: abelha, formiga, alguns peixes, alguns répteis, alguns anfíbios)
Bipartição ou fissão binária ou cissiparidade (cissiparidade usado apenas para seres unicelulares) - um indivíduodivide-se em dois com dimensões sensivelmente iguais. (ex: ameba, planária, paramécias)
Esporulação - formação de células reprodutoras - os esporos - que, ao germinarem, originam novos indivíduos. (ex:fungos)
Estrobilização - formação de estróbilos que dão origem a novos seres (ex: corais)
Multiplicação vegetativa - nas plantas, as estruturas vegetativas, raízes, caules ou folhas, por vezes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Reprodução assexuada
  • Reprodução assexuada
  • Reprodução assexuada
  • reprodução assexuada
  • Reprodução assexuada
  • Reprodução Assexuada
  • reprodução assexuada
  • reprodução assexuada

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!