representação de polinômios em devc++

506 palavras 3 páginas
Representação de Polinômios
Um polinômio _e uma função matemática definida por: a(x) = a0 + a1x + a2x2 + a3x3 + ... + agxg, onde a0; a1; a2; a3; ... ag são números reais, denominados coeficientes do polinômio, e g é um número inteiro que representa o grau do polinômio. Um polinômio é portanto representado por seu grau e seus coeficientes. Se tivermos que manipular polinômios em um programa de computador, podemos usar vetores para representá-los. Um polinômio de grau g pode ser representado por um vetor v com g + 1 elementos, cujos valores representam os coeficientes do polinômio: v[i] = ai. Assim, o polinômio 2x3 + 8x + 5 pode ser representado por um vetor com quatro elementos: v[0] = 5, v[1] = 8, v[2] = 0 e v[3] = 2.
Assumindo esta representação de polinômios com vetores, podemos considerar a implementação de diversas funções que operam sobre polinômios. Estas funções podem ser agrupadas em um arquivo e servir como uma biblioteca para manipular polinômios.
Avaliação de polinômios
Avaliar um polinômio significa avaliar o valor numérico do polinômio, y = a(x), para um determinado x. O valor numérico de um polinômio pode ser expresso matematicamente por:

Portanto, a codificação para a avaliação de um polinômio se traduz no cálculo de um somatório. A função para avaliar um polinômio deve receber como entrada o polinômio e o valor de x, tendo como retorno o valor avaliado. Nos nossos exemplos, vamos assumir que os parâmetros que representam o polinômio são o número de coeficientes, n, e os valores destes coeficientes armazenados em um vetor, v. Portanto, estamos assumindo que o polinômio tem grau n - 1. Uma possível implementação desta função é mostrada a seguir:

Soma de Polinômio:

Produto de Polinômio

Derivada de Polinômio

Exercícios de Polinômios
1) Calcule o valor do polinômio p(x)=a0+a1x+...+anxn em k pontos distintos. São dados os valores de n (grau do polinômio), de a0, a1, ..., an (coeficientes reais do

Relacionados

  • Termodinamica
    100301 palavras | 402 páginas
  • 172123696 LIVRO PROJETO GEOMETRICO
    43334 palavras | 174 páginas