Representações Sociais do Corpo: Estética e Saúde.

Páginas: 2 (424 palavras) Publicado: 29 de novembro de 2014
Representações Sociais do Corpo: Estética e Saúde.

A incessante busca pelo corpo perfeito é um sintoma contemporâneo que aponta para desejos e questões da atualidade. O aumento dessa demandaleva a vários recursos para atingir tal objetivo, mesmo que estatisticamente o resultado traga prejuízos à saúde do sujeito. Um dos mecanismos possíveis para entendimento do psicológico de pessoas quelutam por este padrão de corpo tão idealizado por nossa cultura.
Nos tempos atuais, é crescente e incessante a busca por um corpo perfeito, inúmeras são as pessoas que ultrapassam seus limites natentativa dessa conquista e compram a ideia de obter uma aparência de “modelo” estabelecido pela mídia por meio de um corpo esbelto, magro, que julgam ser mais importante que a manutenção da própriasaúde. Na expectativa de atingir resultados bastante satisfatórios e em curto prazo, sem a necessidade de investir muito tempo e esforço físico na modelação do corpo, percebe-se o intenso crescimento navenda de medicamentos para o emagrecimento, o aumento das cirurgias plásticas (sendo a maior demanda de jovens), clínicas de estéticas cada vez mais frequentadas, a realização contínua de dietasrigorosas, muitas vezes prejudiciais à saúde.
Estudos mostram que o maior número de jovens com algumas patologias como: anorexia (distorção da imagem corporal: ao olhar no espelho, sempre se vê muitomais gordo do que é), bulimia (transtorno compulsivo alimentar, onde a pessoa força o vômito após as refeições) e amenorreia, provocada por consequência dos outros transtornos (ausência da menstruação);a vigorexia (transtorno no qual as pessoas realizam práticas esportivas de forma continua, excessiva e super valorizada), o fanatismo ( a ponto de exigir constantemente de seu corpo sem importar-secom eventuais contraindicações).
As revistas, as propagadas, a televisão, os desfiles de moda, em geral, a mídia está cada vez mais mostrando um modelo de corpo perfeito e padrão, como nas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Corpo saude e estetica
  • corpo, saude e estetica
  • Corpo, estética e saúde
  • Corpo, saúde estetica nas academias
  • As representações sociais da saúde e da doença.
  • Em Nome da Saúde do Corpo Social
  • Em nome da saúde do corpo social
  • SAÚDE PARA IDOSOS: UM ESTUDO DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!