Representações dos deuses na arte egípcia

Páginas: 15 (3628 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
Uniritter Laureatte international universities



A representação dos deuses na arte do Antigo Egito


Gabriela Guandet de Araujo






Índice

1-Introdução........................................................................Páginas 3.
2-Desenvolvimento...............................................................Página 4 a 7.
2.1-Arquitetura para osdeuses...............................................Página 7.
2.2-A representação dos deuses na escultura egípcia................Página 8.
2.3-Deuses em cores e relevo.................................................Páginas 8 e 9.
2.4-A escrita sagrada.............................................................Página 9.
2.5-A reforma de Amenófis IV.................................................Página 9.3-Análise de fotos..................................................................Página 10 a 14.
4-Conclusões.........................................................................Página 15.
5-Referências Bibliográficas.....................................................Página 16.

1-Introdução

A civilização que cresceu as margens do Nilo há aproximadamente 3.000 anos a.C. e que fora,posteriormente chamada de Egito, era muito bem organizada, hierárquica e escravagista. Uma sociedade com poder centralizado, politeísta, divida inicialmente em Alto e Baixo Egito, porém depois de alguns anos acaba por se unificar.Foi umas das primeiras comunidades a se documentar, através das artes, ciência, pintura, escultura, escrita e das práticas religiosas. Possuíam uma agricultura bastanteavançada para a sua época, que incluía a construção de barragens e canais ao longo do Nilo.
Exímios construtores aprimoraram sua arquitetura através das gerações, com a prática e de experiências com erros passados. Tinham um imperador, chamado “faraó”, que segundo os próprios egípcios era um descendente direto dos deuses. Cada faraó adotava um nome de acordo com o Deus do qual era descendente. O poderde faraó era hereditário e total. Ele era o dono de todas as terras do Egito, assim como era o chefe religioso, de estado e militar. Na escala social, logo abaixo do faraó estavam os sacerdotes. Que eram responsáveis pelos templos em homenagem aos mais diversos Deuses. Eles eram os responsáveis por toda e qualquer homenagem aos Deuses e ao Faraó; inclusive eram incumbidos do trabalho demumificação do próprio. Eram os maiores conhecedores da religião egípcia e dos Deuses.
Nesse trabalho pretendo apresentar a religião egípcia e a representação dos deuses na escultura, pintura, arquitetura. A presença dos mesmos nos rituais fúnebres e a importância da religião nas tumbas dos faraós também serão abordados. Uma civilização em que quase toda expressão artística fora criada para representar ouagraciar somente os indivíduos que estavam no topo da pirâmide social, e onde os indivíduos que trabalharam arduamente para expressar essa arte raramente viam o conjunto do seu trabalho finalizado. A arte egípcia era feita para servir a um propósito, ela não era simplesmente decorativa, um conceito estranho para a sociedade atual.

2-Desenvolvimento
Pode-se dizer que no Egito antigo quasetodas as formas de arte serviam estritamente para expressar o divino. Os egípcios acreditam que os Deuses haviam criado as cidades para serem adorados em templos e santuários, e os homens para serem seus servos. O rei ou Imperador é um sacerdote a serviço dos deuses, que repassa aos homens os seus desejos e seu palácio é um templo, assim como os templos são os palácios dos Deuses.
Tudo no Egito édeterminado pela religião, desde o tipo de túmulos, até o local onde um palácio deve ser construído. A arte tem o papel de conectar o homem com as divindades que regem a vida e a morte. O culto egípcio proporcionou o uso ilimitado da arte para representar os deuses. Ao contrário de muitas religiões, a egípcia possui a necessidade de reprensar seus deuses em pinturas e esculturas, próximos ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • arte egipcia
  • ARTE EGÍPCIA
  • Arte Egípcia
  • Arte egípcia
  • arte egipcia
  • ARTE EGÍPCIA
  • Arte Egípcia
  • Arte Egípcia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!