Representação técnica do mobiliario

Páginas: 33 (8166 palavras) Publicado: 12 de abril de 2013
1

PLANEJAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) EM DESIGN DE INTERIORES
FUNÇÃO: ESTUDO E PLANEJAMENTO COMPETÊNCIAS HABILIDADES
1.1. Identificar tipos de materiais e equipamentos apropriados ao desenvolvimento de projetos. 1.2. Identificar dados que determinem detalhes, materiais e equipamentos indispensáveis à execução de projetos. 2.1. Elaborar projeto conforme as especificidadesdos mobiliários. 2.2. Aplicar no desenho de móveis dados de pesquisas sobre materiais e acessórios. 2.3. Executar os projetos de design de móveis conforme as necessidades do usuário e as demandas do mercado. 3.1. Desenvolver esboços, perspectivas e desenhos de móveis normatizados, definindo materiais e acessórios. 3.2. Identificar o detalhamento dos desenhos definitivos dos projetos e adequá-los àsnecessidades projetuais, técnicas ou formais. 3.3. Elaborar desenhos executivos de projetos de mobiliário.

BASES TECNOLÓGICAS
1. Tipos de chapas de madeira: compensado; a)MDF; b)aglomerado; c)MDP; d)OSB 2. Tipos de revestimentos e acabamentos: a)seladora; b)verniz; c)laca; d)laminados melamínicos; e)folhas de madeira 3. Normas da Abimóvel 4. 1º Diedro: a)conceito; b)usabilidade; c)projeçõesortográficas 5. Conceituação sobre materiais e acabamentos utilizados na execução do móvel: a)conceituação; b)utilização no mobiliário 6. Perspectiva isométrica e explodida: a)conceituação; b)aplicação em mobiliário 7. Fundamentos da representação gráfica de portas e gavetas (faceando/ sobrepor/ correr/ articulada): a)vistas ortográficas; b)vistas auxiliares; c)cortes e seções; d)cotagem;e)perspectivas explodidas 8. Mobiliário residencial (cozinha, banheiro, dormitório, lavanderia): a)definições de medidas/ alturas; b)padronagens para divisões internas (Normas Abimóvel); c)gavetas e suas funções; d)prateleiras e suas funções; e)sapateiras e suas representações; f)cabideiros e suas definições de espaços; g)maleiros; h)rodapé/ roda-teto

1. Analisar as variáveis adequadas às técnicas deexecução do projeto. 2. Desenvolver projetos, definindo especificidades e características do produto, adequando às necessidades do mercado. 3. Elaborar esboços de desenhos de móveis identificando suas características e aspectos específicos, adequando-os às necessidades do mercado.

3.4. Aplicar orientações, legislação e normas específicas do desenho de mobiliário.

2

1. INTRODUÇÃO Uma dasmaiores dificuldades e que também toma muito tempo na hora de projetar, além de gerar muitos problemas na execução de um projeto são os móveis à serem confeccionados especificamente para o ambiente.

Vistas de uma cadeira.

O principal problema ou falha – para o projetista – está no desenho e detalhamento. Muitos profissionais não levam em consideração ou não dão a devida importância à parte dedetalhamentos. E é esta parte do projeto que irá concretizar e enfatizar a qualidade do mesmo. É esta parte que fará a diferença no resultado final. É comum vermos profissionais entregando esboços, croquis ou até mesmo projetos bastante falhos, com falta de informações aos marceneiros e montadores. Muitos entregam pranchas com elevações, cortes e uma perspectiva básica. Tudo devidamente cotado. Eapenas isso. Para que seu trabalho possa ser apresentado de maneira adequada, damos início à disciplina de Representação Técnica do Mobiliário I.

2. 1º DIEDRO Um diedro é a junção de dois semiplanos perpendiculares entre si, tratando-se de uma entidade tridimensional. Uma analogia simples ao diedro seria tentar visualizar um livro aberto tendo as suas páginas um angulo de 90º.

3

Diedro.O termo 1º e 3º diedro vem da matemática, mais concretamente dos quadrantes do círculo trignométrico. O primeiro diedro é assim o primeiro quadrante, que vai desde o ângulo 0º até aos 90º o terceiro será o que se situa dos 180º aos 270º.

1º diedro.

O método de Monge resolveu simplificar as coisas tornando o diedro, que é uma entidade tridimensional, numa representação simplificada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Representação gráfica de mobiliários
  • Técnicas decorativas do mobiliário
  • Técnicas de Representação Gráfica e Comportamentos
  • TÉCNICAS DE REPRESENTAÇÃO GRÁFICA E COMPORTAMENTOS
  • Técnica da Representação Teatral
  • Técnicas de representação gráfica e comportamentos
  • Técnicas de Representação Gráfica e Desenvolvimento Organizacional
  • Historia sobre tecnicas de representacao grafica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!