Representação social

Páginas: 16 (3945 palavras) Publicado: 26 de novembro de 2012
XVI CURSO DE LICENCIATURA EM ENFERMAGEM
Unidade curricular: Enfermagem na Família
4º ano/1º semestre

Beja, 2010

APRECIAÇÃO FAMILIAR:
Aplicação prática dos instrumentos de apreciação familiar a uma família




INSTITUTO POLITÉCNICO SUPERIOR DE BEJA
ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE DE BEJA
Unidade Curricular: Enfermagem na Família

APRECIAÇÃO FAMILIAR: Aplicação prática dosinstrumentos de apreciação familiar a uma família.

Beja, 2010
ÍNDICE
0. INTRODUÇÃO
1. INSTRUMENTOS PARA AVALIAÇÃO DA ESTRUTURA DA FAMÍLIA
a. GENOGRAMA DA FAMÍLIA LUTAS
b. ECOMAPA DA FAMÍLIA LUTAS
2. APRECIAÇÃO DA FAMÍLIA LUTAS COM BASE NO MODELO DE CALGARY
3. CONCLUSÃO
4. BIBLIOGRAFIA

0. INTRODUÇÃO
Ao longo do tempo houve um progresso e desenvolvimentocontínuos na área de enfermagem da família. Os cuidados centrados na família são agora parte integrante na prática de enfermagem, pois a mesma tem o compromisso e obrigação de incluir as famílias nos cuidados de saúde. (Wright & Leahey, 2002:13)
A enfermagem da família é assim a base de todo o processo de enfermagem, é ela que acompanha as situações de saúde e doença das famílias ao longo do seuciclo vital. Ou seja, o enfermeiro de família é o grande gestor da Saúde Familiar, potenciando e melhorando as capacidades de gestão da saúde do utente/família. O papel do enfermeiro de família passa por educar, no sentido de promover a saúde e avaliar e intervir nas famílias e nos seus elementos quer a nível da saúde quer a nível da doença.
Cada disciplina tem o seu próprio ponto de vista ouestrutura de referência para ver a família (Wright & Leahey, 2002:15), desta forma torna-se pertinente definir o conceito de família.
O conceito de família é um conceito muito complexo, tendo significados diferentes de pessoa para pessoa, de cultura para cultura. Segundo a CIPE (2005, p. 171), a família é um grupo de seres humanos vistos como uma unidade social ou um todo colectivo, composta pormembros ligados através da consanguinidade, afinidade emocional ou parentesco legal, incluindo pessoas que são importantes para o cliente.
A unidade social constituída pela família como um todo é vista como algo para além dos indivíduos e da sua relação sanguínea, de parentesco, relação emocional ou legal, incluindo pessoas que são importantes para o cliente, que constituem as partes do grupo.
Noentanto, para Relvas a família é um contexto natural para crescer. A família vive-se. Conhece-se. Reconhece-se. Deste modo, a família é todo um grupo de pessoas que vivem e se reconhecem como tal, ou seja, “a família é quem a pessoa diz que é” como refere Wright & Leahey (2002, p. 68).
Ao longo dos tempos surgiu a necessidade de avaliar as famílias para posteriormente os enfermeiros poderemintervir com conhecimento, foi assim necessária a elaboração de um modelo que permitisse abordar todos os aspectos importantes acerca de uma
família. O Modelo de Calgary é uma estrutura multidimensional, integrada, baseada em sistemas, cibernética, comunicação e fundamentos teóricos. É também uma estrutura organizada para a conceptualização do relacionamento entre famílias e enfermeiros, queajuda a efectuar mudanças e a promover a saúde. Este modelo consiste essencialmente em três categorias principais, na estrutural, de desenvolvimento e na funcional. Cada uma destas três categorias contém várias subcategorias embora cada enfermeiro “decida” quais as subcategorias relevantes e apropriadas para exploração e avaliação de cada família.
A avaliação da estrutura da família permite aoenfermeiro de família avaliar e compreender quem faz parte dela, qual o vínculo afectivo entre os seus membros em comparação com os indivíduos de fora, e qual o seu contexto. A estrutura da família divide-se em interna, externa e contexto. Para realizar esta avaliação estrutural interna e externa da família, são utilizados pelo enfermeiro dois instrumentos muito úteis, o genograma e o ecomapa. O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Representação social
  • Representação social
  • representação social
  • Representacao social
  • Representação social
  • Representação social
  • representação social
  • Ideologia, consciência social e representação social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!