Representação social

Páginas: 16 (3785 palavras) Publicado: 14 de maio de 2011
O domínio da representação social na elaboração da identidade adolescente

1. Introdução



Pela visão da Psicologia Social, a identidade se constrói pelo aspecto pessoal (características individuais do sujeito) e social, onde o sujeito faz parte de um grupo no qual se configura, valoriza e tem uma significância desta pertença.

Segundo Vigotsky, a relação do homem com o mundo, nãoé direta, mas mediada por meio de ocorrências de outrem com o próprio sujeito.

A representação inclui as práticas de significação e os sistemas simbólicos por meio dos quais os significados são produzidos, posicionando-nos como sujeito. É por meio dos significados produzidos pelas representações que damos sentido à nossa experiência e àquilo que somos. Podemos inclusive sugerir que essessistemas simbólicos tornam possível aquilo que somos e aquilo no qual podemos nos tornar.
(SILVA, 2000. p. 17)



Conforme esta proposição, o sujeito que interage com seu meio, absorve a cultura e os valores desse meio, e necessariamente a internalização das ocorrências de interações sociais, a partir das atividades mediadas.CONCEITUAÇÃO DE IDENTIDADE

“Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.”Gênesis,1,27

O conceito de identidade, mesmo que se referindo a uma suposta analogia, identificação, mostra-nos um parâmetro de semelhança, e quando questionamos ofato de criarmos uma identidade devemos nos basear num ou em vários fatores. E uma questão que merece resposta é: Semelhança ou identificação a que?
Quando buscamos definir identidade, calçamo-nos em termos já definidos anteriormente como podemos enumerar os seguintes, já citados por diversos estudiosos, dentre eles Margarida Roque, Francisco Magalhães e Bernardo Marques (.2007.FLUP), trabalhadosem sala de aula ,pela Profª Glaucia Braga na disciplina Psicologia Social II:
“... Qualidade do idêntico, capaz de reunir um conjunto de fatores próprios e exclusivos a cada pessoa.” (Hollanda) ”“...Compreensão de aspectos de ordem objetiva, subjetiva, individual e social.” (Erikson) “...Implicação na percepção da constantearticulação entre permanência e mudança de princípios e propósitos apresentados pela pessoa.” (Drever) “...Envolve características centrais de um indivíduo, as quais guardariam um compromisso com uma concepção de homem em constante e dinâmica construção.” (Rorty& Wong) “..Relaciona-se com o desenvolvimento psicossocial do sujeito através da passagem por fases.” (Erikson) “...Consciência quetodo o indivíduo tem de si mesmo, da sua origem, filiação, relações que estabelece atributos físicos e psicológicos e fatores capazes de diferenciarem de outros indivíduos.” (Kruger).

Mais uma vez que, definições não se esgotam, o conceito de identidade é um conceito ativo, em constante movimento, podendo ser referenciado sob o aspecto da introdução do individuo no cenário social e essa relaçãoestabelecida com o outro par social. Coutinho, M.C.; Krawulski,E.;Soares,D.H.P.- U.F.S.C. ,2001( apud Hall, 2004, p. 104), ressalta :

“... uma vez que eles não foram dialeticamente superados e que não existem outros conceitos, inteiramente diferentes, que possam substituí-los, não existe nada a fazer senão continuar a se pensar com eles – embora agora em suas formas destotalizadas edesconstruídas, não se trabalhando mais no paradigma no qual eles foram originalmente gerados... “(Hall, 2004, p. 104).
E ele propõe que, como não se esgotam que possam continuar a ser repensados e analisados sob vários outros aspectos, que na realidade são contraditórios ao aspecto original, podendo ser explicado pelo próprio dinamismo social, mas igualmente válidos.
A relação com o outro evidencia...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Representação social
  • Representação social
  • representação social
  • Representação social
  • Representacao social
  • Representação social
  • representação social
  • Ideologia, consciência social e representação social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!