Representação social do dentista

Páginas: 5 (1215 palavras) Publicado: 4 de maio de 2011
Introdução

Foram entrevistados 4 pessoas adultas de faixas etárias q compreendem desde os 25 anos a 38 em que, duas utilizam o sistema único de saúde (SUS) e duas que utilizam atendimentos odontológicos particulares, foram perguntadas a respeito do que a figura do dentista representa para elas, tanto como pessoa, como o que pensam que esse profissional é em família, suas atividades em tempolivre e seu lazer. Foram também abordada questões de quesito profissional, onde foi perguntado o que os entrevistados, pensam em respeito ao trabalho e desenvolvimento da profissão de dentista, quais suas expectativas ao ir ao dentista e como ela pensam que deve ser esse profissional.

A seguir apresentaremos as entrevistas e no final discutiremos os achados.

ENTREVISTA n.o 01:

Estaentrevista foi realizada com J.L.S., 38 anos, do sexo feminino, empregada doméstica e usuária do Sistema Único de Saúde (SUS), inclusive para atendimento pelo cirurgião-dentista (CD). Ela acrescentou nunca ter freqüentado uma clínica odontológica particular e por isso não ter experiência sobre esse tipo de serviço, mas acreditar ser bem melhor, tanto na parte de realização do serviço odontológicoem si, quanto no acolhimento do paciente.
Acreditamos que parte das opiniões expressas por J.L.S. seja influenciada por convivência prévia com um dentista e sua família, já que essa já trabalhou prestando serviços gerais de limpeza na casa de um.

1.Representação Social:

a) A imagem que a entrevistada relatou sobre a aparência física do Dentista foi de uma pessoa de meia idade,da raça branca, casada, com filhos, normalmente uma figura masculina e bastante séria, e que usa óculos.
b) Familiarmente, ela vê o dentista como uma pessoa muito ocupada, sem muito tempo para dividir com a esposa ou os filhos, e por essa dedicação à profissão, mostra-se distante da família.
c) Quanto à questão salarial ela acredita que o CD ganha um bom salário e tenha uma condiçãode vida favorável, com casa própria e carro, e até estipulou uma faixa de salário: entre cinco mil e seis mil reais.
d) O tempo disponível para o lazer do CD, ela acha que é gasto com estudos, para maior aperfeiçoamento na profissão, e mais uma vez ela expõe achar que o profissional passa pouco tempo com a família.
Essa opinião foi influenciada, como anteriormente citado, peloconvívio com um dentista, e isso era o que ela conseguia observar nele, muito estudo e trabalho levado para casa, mesmo quando não este estivesse atendendo.

2. Representação profissional:
a) No momento do atendimento ela vê o CD como um profissional muito sério, mantendo uma certa distância do paciente, distância essa importante para uma maior confiança e segurança do paciente com odentista.
b) J.L.S acha que o desenvolvimento do atendimento é bom, que o CD tem bom entrosamento com a sua atendente, mas com o paciente, evita maior contato, o que pode até ser interpretado como antipatia.

3. Expectativas:
a) A entrevistada diz esperar que o dentista tenha maior atenção com ela, que tente conversar mais, mostrar que conhece um pouco dela, não que ela é mais um “paciente”.Ela expressa acreditar que os serviços prestados pelos postos de saúde (onde ela recebe atendimento odontológico) são “de segunda”, e que “se o dentista sai da faculdade sabendo tudo, e como atender todos, por quê ele não oferece um serviço de qualidade com quem atende em consultório particular.

ENTREVISTA n.o 2:

O entrevistado foi F.A.S., 24 anos, sexo masculino e que freqüenta umconsultório odontológico particular por fazer uso de aparelho ortodôntico, logo é mensalmente para a realização da manutenção do mesmo.

1. Representação social

a) Fisicamente, F.A.S. vê a figura do CD como uma pessoa magra e alta. Emocionalmente ele o vê como “uma pessoa legal e que sabe conquistar o paciente e que passa uma coisa boa pra gente”.
b) No núcleo familiar, imagina que o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • representação social
  • Representação social
  • Representação social
  • representação social
  • Representação social
  • Representacao social
  • Representação social
  • Representação social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!