Representação de dados

Páginas: 7 (1523 palavras) Publicado: 23 de março de 2012
TRABALHO DE ARQUITETURA

E ORGANIZAÇÃO DE

COMPUTADORES

CURSO: Engenharia Elétrica
ASSUNTO: Pesquisa sobre representação de dados
DATA: 27/09/11
REPRESENTAÇÃO DE DADOS

TIPO CARACTERE: A representação de caracteres e símbolos em computador é feita atribuindo-se a cada caractere ou símbolo um código binário. Desta forma são construídas tabelas (padrões) em que cada código bináriorepresenta para o computador um determinado caractere ou símbolo.
Cada computador (ou cada fabricante) adota um determinado padrão. O número de bits que será utilizado no padrão é uma decisão do fabricante e determinará quantos caracteres (e símbolos) poderão ser representados.
Nota: Se um padrão utiliza 7 bits, será possível representar até 27 = 128 caracteres e símbolos e com 8 bits serão 28 =256.
O principal padrão hoje utilizado é o ASCII, de 7 bits, com uma variação de 8 bits (ASCII estendido) em que o 8º bit permite representar outros 128 símbolos.
Nos computadores PC, devido às diferenças lingüísticas, com a necessidade de representar caracteres diferentes para dar suporte a outras línguas que não o inglês, foram criadas diversas "páginas de código". Por exemplo, a página decódigo 437 refere-se aos Estados Unidos, a 850 é a Multilíngüe (Latim I), a 860 para Português (incluindo caracteres que não existem no inglês, tais como ç e os acentos).
ASCII é um acrônimo para American Standard Code for Information Interchange (ou Código Padrão Americano para Intercâmbio de Informações).
TIPO NUMÉRICO: Em uma máquina digital, como uma calculadora ou um computador, os números nãosão representados na base decimal.
Eles são representados na base binária, ou seja, usa o número 2 como base ao invés do número 10. Como na base decimal existem 10 algarismos diferentes (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9), na base binária existem somente 2 números: 0 e 1. Portanto, a base binária é usada porque essas máquinas utilizam-se de sinais elétricos, sendo o 0 correspondente a ausência desinal e o número 1 a presença do sinal elétrico.
TIPO PONTO FIXO & PONTO FLUTUANTE: A princípio, toda vez que escrevemos um número, deveríamos mencionar a base numérica a qual estamos nos referindo.
Obviamente, isso não se faz necessário na prática, pois estamos sempre representando os números na base decimal, portanto sabemos exatamente o seu significado. Por exemplo, quando escrevemos onúmero 1532.
Estamos dizendo que esse número representa uma quantidade equivalente a 1X1000 + 5X100 + 3X10 + 2, ou, escrevendo a base de outra forma, 1X103 + 5X102 + 3X101 + 2X100. Essa é a chamada representação posicional de números. Na base binária, o mecanismo é o mesmo, porém, ao invés de potências de 10, utilizamos potências de 2. Portanto, um número binário como 1011 (lembre-se que na basebinária só existem os algarismos 0 e 1) significa 1X23 + 0X22 + 1X21 + 1X20 que na base 10 seria 8+2+1=11.
Essa idéia que está por trás da representação dos números em bases numéricas é utilizada para representar números no computador. A fim de tornar a manipulação de números mais eficiente, os computadores fazem a distinção entre números inteiros e números reais. Um número inteiro apresenta achamada representação de ponto fixo, onde a posição do ponto “decimal” está fixa e todos os dígitos são usados para representar o número em si, com exceção do primeiro dígito usado para representar o sinal desse número.
TIPO ARITIMÉTICA: Normalmente, utilizamos sinais elétricos para armazenar informações nos computadores e, por convenção, tensões baixas são interpretadas como 0 e tensões altas como 1.Os sistemas que mapeiam cada sinal elétrico sobre dois valores são conhecidos como sistemas binários e a informação que cada sinal carrega é chamada de bit (BInary digiT). O objetivo desta aula é compreender como os computadores representam os dados internamente, entender como traduzir números inteiros e em ponto flutuante para suas representações binárias, além de mostrar como executar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Representação de dados
  • Representação de dados
  • Representaçao de dados
  • 02 Representacao De Dados
  • Tipos primitivos para representação de dados e variáveis.
  • Representação de dados bit, byte e palavra
  • REPRESENTAÇÃO DOS DADOS: TABELAS, QUADROS E GRÁFIcos
  • Representação cartográfica dos dados estatísticos do Estado de Pernambuco

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!