Representação da mulher no espaço público

Páginas: 32 (7820 palavras) Publicado: 8 de julho de 2013
TRABALHO DE SEMINÁRIO


TEMA: O estudo da Representação da Mulher no Espaço Público delimita-se no início do século XX abrangendo principalmente a cidade do Rio de Janeiro, tendo um recorte temporal no século XX (1910-1912) momento de grandes modificações nos padrões estabelecidos na sociedade, e a caracterização da personagem Chiquinha Gonzaga, que em sua trajetória pública e privadasintetiza de certo modo os conflitos e contradições do período, se colocam como base para uma melhor compreensão das modificações no papel da mulher na sociedade brasileira.



Relevância

Escolhi Chiquinha Gonzaga como objeto de pesquisa porque a vida tanto particular quanto profissional da personagem teve grande contribuição para mostrar uma nova posição social para a população feminina, sua vidaindica as mudanças na posição social da mulher e apontam algumas das novas relações, o novo papel social e atuação pública da mulher nos dias de hoje e as questões de gênero que ainda mantém atualmente como resquício da sociedade patriarcal, e tentar mostrar a luta da emancipação feminina no início do século XX usando a compositora Chiquinha Gonzaga nesse processo de tentativa de emancipação.APRESENTAÇÃO (originalidade)

O tema desse trabalho se refere à construção relacionada às questões da mulher na sociedade brasileira no período que abrange a segunda década do século XX. Nesse momento a maior urbanização da cidade possibilita à mulher novos espaços sociais que não aqueles restritos ao ambiente doméstico. O elemento feminino passa a contar com os festejoscívicos e religiosos, teatros e apresentações musicais como espaços para aparição pública. Escolhi Chiquinha Gonzaga como objeto de estudo justamente por ter sido a primeira mulher a receber o título de maestrina e reconhecida como uma das compositoras responsáveis pelo abrasileiramento da música produzida em nosso país, posição esta anteriormente reservada exclusivamente aos homens, e também pela sualuta em impor sua liberdade tanto no campo profissional, e sua audácia em ampliar o espaço feminino em meio a uma sociedade patriarcal. Apesar do piano fazer parte da formação de toda sinhazinha que se pretende como boa esposa e dona de casa, já que precisava ser incluída socialmente para eventuais recepções domiciliares, apresentar-se em público não era bem visto pela sociedade. A vida deChiquinha Gonzaga é referencial de forma a apontar as transformações na função da mulher e na sociedade. A opressão sobre a mulher se torna maior, em busca por conservar a sua posição costumeira de responsável pela família, é nesse contexto que se torna possível à construção da música popular brasileira, que terá como grande contribuinte uma mulher, Chiquinha Gonzaga. Essa mesma aponta uma nova posiçãosocial para a população feminina, sendo atuante politicamente e profissionalmente. A vida de Chiquinha indica as mudanças na posição social da mulher e aponta algumas das novas relações que constituem essa sociedade em transformação. É a partir disso que entendemos como se dão as relações, o novo papel social e atuação pública da mulher e as questões de gênero da sociedade patriarcal do inícioséculo XX.












COMO VIVIA A MULHER DO INÍCIO DO SÉCULO XX

Através desta pesquisa pretendo caracterizar o meio em que a personagem Chiquinha Gonzaga cresceu, sendo importante para entender as mudanças no papel social da mulher dessa época. A formação musical não pode ser vista como uma maior possibilidade de socialização da mulher. Na verdade a educação musical nada mais era quemais uma atribuição doméstica feminina. A instrumentista tinha seu espaço restrito às salas de visitas e, na realidade, o instrumento não representava uma possibilidade de trabalho, como o era para alguns compositores homens. Entretanto, com a maior participação urbana da população, a mulher ganha sim um maior espaço social, mesmo que esse ainda fosse bastante restrito. Porém, é preciso...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento da "mulher nos espaços público e privado
  • espaços publicos
  • ESPAÇOS PÚBLICOS
  • espaço publico e espaço privado
  • Espaços publicos
  • Espaço Publico
  • espaço publico e espaço privado
  • Espaços públicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!