repostas lista1 opticos

1011 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE COMUNICAÇÃO
CURSO DE ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES
SISTEMAS ÓPTICOS E FOTÔNICA
CENTRO DE TECNOLOGIA

1ª Lista de Exercício – Sistemas Ópticos e Fotônica

NATAL/RN
2015

Discente: Eliennay de Araújo Ferreira – Mat. 20150146080

LISTA 01

Lista 1 apresentada ao Componente curricular de Sistemas Ópticos e Fotônica do Curso de Engenharia de Telecomunicações da UFRN como parte da obtenção da nota da 1ª unidade.
Professor: Robercy Alves da Silva

NATAL/RN
2015

1.11
Multiplexação é uma técnica utilizada para permitir que mais de uma mensagem ocupe o mesmo meio de transporte. A grande vantagem da multiplexação é permitir que muitos nós se comuniquem simultaneamente pelo mesmo meio. Os principais tipos de multiplexação são: multiplexação por divisão no tempo (TDM) e multiplexação por divisão na frequência (FDM). O emprego da técnica de multiplexação por divisão de comprimento de onda (WDM), consiste em compartilhar, de forma simultânea, uma única fibra óptica entre várias canas com portadoras ópticas munidas com o comprimento de onda diferentes separados adequadamente a fim de evitar a interferência inter canal.

1.12 O emprego da técnica de multiplexação por divisão de comprimento de onda (WDM), consiste em compartilhar, de forma simultânea, uma única fibra óptica entre várias canas com portadoras ópticas munidas com o comprimento de onda diferentes separados adequadamente a fim de evitar a interferência inter canal.

1.13 Pode-se começar garantindo que na situação atual a fibra óptica apresenta uma perda de potência por quilometro muito menor do que os sistemas com cabos coaxiais, guias de ondas ou transmissão pelo espaço livre. Um cabo coaxial operando em 5 GHz pode apresentar perda superior a 100dB/km e 0,3 dB/km obtidos nas modernas fibras opticas, operando em comprimentos de onda

Relacionados