REPOSI O DE AULA DID TICA 5 2015

837 palavras 4 páginas
“DIDÁTICA”
Reposição de aula 10/04/2015

ARLENE DA SILVA SALES
CRISTIANE MENDONÇA

SÃO PAULO
MAIO - 2015

ARLENE DA SILVA SALES - RA 1310252
CRISTIANE MENDONÇA - RA 1313848

Análise das relações entre o conceito de professor tradicional apresentado no conto de Machado de Assis e as ideias propostas por WEISZ.

Trabalho apresentado a Profª Mª Silvana Lopes Sanches, da disciplina de Didática do 5° Semestre da turma A, turno NM do curso de Pedagogia.

Faculdade Sumaré
São Paulo – Maio/2015

Analisando o Conto de Escola de Machado de Assis e o Diálogo entre o Ensino e a aprendizagem – Meu Batismo de Fogo de Telma Weisz, o que se conclui é que no ano de 1840 e em alguns anos atrás, em um tempo não tão longínquo, como diz Telma Weisz a escola mais parecia uma armadilha para que os alunos não pudessem se dar bem. O Professor nesta época era o detentor de todo o saber. O sujeito é concebido como uma tábua rasa – vazia na origem, sendo preenchido pelas experiências que tem com o mundo (conceito de educação bancária – criticada por Paulo Freire). O aprendiz é alguém que vai juntando informações. Quando não conseguia assimilar por ter dificuldades em entender, o sujeito era punido com severidade não importando o grau de dificuldade que trazia. Cada um tinha que resolver seus problemas, seu grau de dificuldade sozinho isto é se você não conseguisse aprender, não tinha que tirar suas dúvidas com ninguém, você tinha que ler e relê até decorar o conteúdo e se não conseguisse era tachado como incompetente. A reprovação era punição máxima que cobria o mestre de orgulho porque em sua falta de compreensão, entendimento, tamanha era a ignorância que o professor achava que o aprendiz não aprendia porque não tinha interesse estava faltando com respeito ao seu mestre e colocava o aluno em situação constrangedora diante de seus colegas e familiares que o rotulavam chamando – o de “burro”, cobria-os com vaias

Relacionados