Reportagen sobre Política Fiscal

463 palavras 2 páginas
Política Fiscal
Isenção do IPI para automóveis tem resultados insignificantes na economia, mostra reportagem do O Globo
A isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para a indústria de automóveis impacta diretamente as finanças municipais. Ocorre que o governo federal adota tal medida para enfrentar crises econômicas por meio do incentivo ao consumo. Mas, essas isenções não têm apresentado resultados significativos, releva pesquisa divulgada pelo jornal O Globo, na edição desta segunda-feira, 28 de julho.
Segundo o periódico, a desoneração ao setor gerou alta de apenas 0,02% no Produto Interno Bruto (PIB). Em meio a cinco setores, ele foi beneficiado com mais da metade (53,4%) das isenções concedidas pelo governo federal. Desde 2010 foram R$ 15,5 bilhões desonerados e R$ 8,3 bilhões foram só para a indústria automobilística. Os dados do jornal são de pesquisa feita pelos economistas Alexandre Porsse e Felipe Madruga, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
“O efeito colateral de priorizar a indústria automobilística é uma redução do consumo de outros bens, porque o consumidor fica comprometido com essa dívida a longo prazo. Além disso, a redução do imposto para carros beneficia faixas da população com renda mediana ou mais elevada. Para atingir pessoas que ganham até um salário, o ideal é que o corte tributário beneficie vários setores da indústria”, diz Porsse, um dos autores da pesquisa.
Fonte: http://fgm-go.org.br/noticias/isencao-do-ipi-para-automoveis-tem-resultados-insignificantes-na-economia-mostra-reportagem-do-o-globo/ Política Tributária
O Brasil conseguiu reduzir a desigualdade na distribuição de renda nos últimos anos, mas ainda é o quarto País com maior discrepância da América Latina, de acordo com o estudoEstado das cidades da América Latina e do Caribe 2012 — Rumo a uma Nova Transição Urbana, divulgado pela ONU (Organização das Nações Unidas) nesta terça-feira (21).

Em 1990, era número 1 do ranking das nações com pior

Relacionados

  • 303524
    33776 palavras | 136 páginas
  • Cartel
    33800 palavras | 136 páginas
  • Como fazer orçamento de ?Baner
    54448 palavras | 218 páginas

Outros Trabalhos Populares