Reportagem sobre saúde mental

Páginas: 5 (1073 palavras) Publicado: 6 de junho de 2014
Condições especiais da mente: um desafio para a família
O antes, o durante e depois do desafio de conviver com as condições especiais da mente

Alegria, anciosidade e felicidade são adjetivos que descrevem a sensação de uma mãe enquanto espera a chegada do mais novo membro da família. Mas como seria a sua reação se no momento do nascimento do seu filho, você descobrisse que ele é uma criançaespecial? Que irá ao futuro, necessitar de uma atenção maior? E como lidar com os fantasmas do preconceito da sociedade que, já nos primeiros dias de vida, assombram o pequeno bebê? São duvidas que passaram pelo pensamento da mãe de João Paulo Padilha, 21 anos, morador de Salto do Jacuí, Donira Padilha.
Portador de uma doença rara, João Paulo, ou Joãozinho como é carinhosamente conhecido, nãose deixa abater pelas difíceis condições que a polisacaridose o impõe. “Um dos maiores desafios para mim é o preconceito da sociedade. Com a minha baixa estatura (uma das principais características da doença) muitas vezes sou alvo de retaliações ou até mesmo piadinhas maldosas”, comenta o estudante.
Outra característica marcante do pequeno João é a sua grande determinação. Qualidade esta que édemonstrada nas palavras de carinho e afeição do fiel companheiro Junior Souza. “Conheço o João há muitos anos. Meu grande companheiro de inúmeras brincadeiras e diversas histórias divertidas. Não conheço qualquer outra pessoa nesse mundo que tenha tanta força de vontade e determinação como ele. Imagina ter tantas limitações e mesmo assim jamais deixar de lutar pela vida ou por qualquer um de seusideais. Ele é um verdadeiro guerreiro”, diz Junior meio choroso.
João é portador da mupolisacarisode nível 06. A doença afeta principalmente o sistema nervoso e acaba deixando a vida do pequeno rapaz muito limitada. “Consegui concluir o ensino médio, cheguei até pensar em dar continuidade aos meus estudos, mas por causa da doença, tenho crises nervosas frequentes, o que acaba fazendo com que eudesmaie frequentemente”, explica.
Apesar de tudo João ainda realizou diversos cursos profissionalizantes, entre eles o de montador profissional de computação.
Uma das mais recentes conquistas do determinado João foi um triciclo que o auxilia na sua locomoção. “Não encontro palavras para agradecer aos meus pais que sempre estiveram ao meu lado. Nunca, em hipótese nenhuma pensaram em desistir demim. Esta conquista significa muito pra mim. Imagina poder andar pelas ruas de Salto do Jacuí sem precisar do auxilio de ninguém? Não seria magnífico? E graças aos meus pais e aos meu amigos isto foi possível”, explica o técnico em informática.
João agora faz planos para o futuro, e como sempre demonstrando muita determinação e força de vontade pretende ainda um dia superar a doença e ingressarno ensino superior. “Um dia ainda eu vou vencer mais uma vez esta doença e vou conseguir frequentar uma universidade”, fala João, manifestando o seu desejo de fazer uma carreira voltada para a área química ou da computação.
A responsável pela APAE de Salto do Jacuí, Dilene Nesk, salienta a importância do acompanhamento precoce da criança nesses casos. “Se houver um acompanhamento cedo que monitorea evolução da criança as chances de ela dobrar o seu tempo de vida é de mais de 50%. O apoio familiar também é imprescindível para a evolução do portador de necessidades especiais”, finaliza a profissional.
Para quem ainda vive em um mundo egoísta e hipócrita em que divide os “normais” dos portadores de necessidade especiais, João deixa um recado: “É com o meu sorriso que eu vou sempreconquistando cada dia mais vitórias na minha vida. E o seu sentimento preconceituoso em transformo em força para chegar ainda mais longe” finaliza o pequeno João Padilha.

Entenda a doença:
A Mucopolissacaridose ou MPS é um subgrupo das doenças de depósito lisossômicos (DDL) as quais pertencem ao ainda maior grupo de doenças intitulados "Erros Inatos do Metabolismo", configurando-se numa doença...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Questionario sobre Saúde Mental
  • Pesquisa sobre Saude Mental
  • Questões sobre religião e saúde mental
  • Refletindo sobre o desemprego e o agravo da saúde mental
  • Uma reflexão ética sobre cuidados de saúde mental
  • Relatório sobre a assistência ao portador com saúde mental
  • Artigo sobre saúde mental- falando da reforma psiquiatrica
  • Saúde mental e transtorno mental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!