Reportagem sobre atração

Páginas: 7 (1526 palavras) Publicado: 24 de junho de 2014
A atração e as reações do corpo para a paixão

O que significa estar apaixonado? O que realmente acontece no corpo das pessoas apaixonadas? E ainda, uma explicação científica e histórica para a atração.

O cheiro e a atração
A maioria dos estudos realizados até agora indicam que o cheiro exerce influência sobre a paixão. Não se trata de perfume, mas de algo um pouco menos romântico, osferomônios.
Feromônios são substâncias químicas secretadas por um indivíduo e que permitem a sua comunicação com outros indivíduos da mesma espécie.
Eles funcionam assim: o nosso corpo libera esses feromônios que se manifestam através do cheiro. Esse cheiro mostra como são nossos genes. Se os genes forem parecidos, a pessoa não sentirá atração pelo cheiro. Se forem, diferentes, sim. Isso aconteceporque sistemas imunológicos parecidos gerariam filhos com imunidade baixa.

Em 1996, um zoólogo de Universidade de Berna chamado Claus Wedekind conduziu o “estudo da camisa fedida”. Para isso, pediu a 44 homens que vestissem a mesma camiseta por 2 noites seguidas testou a reação das mulheres ao cheiro. As mulheres preferiram o odor dos homens que o sistema imunológico fosse diferente do delas.O corpo e a atração
É necessário menos de um segundo para o cérebro ativar 12 zonas responsáveis pelo sentimento de paixão e começar a desencadear as mais diversas reações no nosso corpo, segundo um estudo coordenado pela neuropsicóloga Stephanie Ortigue, da universidade de Syracuse, nos Estados Unidos. Essas 12 áreas são as que estão ligadas às emoções, à motivação, à recompensa, à cognição,à atenção e à autoimagem.
Uma das maneiras mais claras de manifestar nosso amor é através da nossa linguagem corporal. Todos nós conhecemos os típicos sinais da paquera, mas há reações que não podemos controlar e que têm a ver com a forma pela qual o nosso corpo lida com a atração por outra pessoa.
Quando a pessoa esta apaixonada, há um aumento na produção de alguns hormônios como adrenalina,cortisol e endorfina. Por causa deles, aparecem os sinais corporais característicos. As mudanças de humor são bastante parecidas com o comportamento dos viciados em drogas. De fato, quando pessoas apaixonadas veem fotos de seus queridos, as mesmas regiões do cérebro que a de um viciado são ativadas. Estar apaixonado, segundo os pesquisadores, é uma forma de vício.

A sudorese é uma das estratégiasque o nosso corpo usa para transmitir a atração, justamente porque através do suor a outra pessoa pode perceber nossos feromônios e sentir-se atraída por nós. As palmas das mãos, as axilas costumam suar quando alguém nos parece realmente atraente.
Ailton Amélio, professor de psicologia da USP diz que quando encontramos alguém que nos atrai, a pupila tende a dilatar, ou seja, aumentar de tamanho.Isso acontece porque quando recebemos um estímulo agradável, como ver ou conversar com determinada pessoa, nossas pupilas dilatam-se como uma reação fisiológica ao prazer.
Um dos gestos mais comuns é colocar nossas pernas ou pés virados para a pessoa. Isso é inconsciente e indica que estamos direcionando toda nossa atenção à pessoa em questão. Temos também tendência a endireitar-nos, a estufaro peito e encolher a barriga.
Uma reação comum nas mulheres é mexer no cabelo, não somente devido ao nervosismo, mas porque desde os tempos das cavernas, o cabelo é um elemento de sensualidade. Os homens, por sua vez, tendem a colocar inconscientemente seus polegares na zona do cinto para indicar virilidade.
Quando alguém nos atrai nossa boca e nossa garganta costumam ficar secas, fruto donervosismo, fazendo com que mordamos os lábios, passemos a língua neles e deixemos a boca entreaberta.
Além disso, quando alguém nos atrai ficamos ruborizados, ou seja, vermelhos ao passar pela pessoa, ao falar com ela ou ao receber um elogio. Isso acontece porque o coração dispara, bombeando mais sangue e fazendo com que os vasos capilares do nosso rosto se dilatem demais.
Estatísticas da atração...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha – reportagem sobre estupro
  • reportagens sobre a economia da vale
  • Resumo sobre a Reportagem
  • Reportagem sobre matemática financeira
  • Reportagem sobre ENEM
  • reportagem sobre radioatividade
  • REPORTAGEM SOBRE OTURISMO
  • Reportagem sobre saúde mental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!