REPORTAGEM OTTO NETTO ANDRADE

1186 palavras 5 páginas
OTTO NETTO ANDRADE
Garoto esperto
Como o empreendedor capixaba Otto Andrade construiu em uma década um pequeno império de logístico

A trajetória de Otto Netto Andrade, 43 anos, presidente da Eximbiz Comércio Internacional, localizada na cidade de Serra, Espírito Santo, mostra até que ponto pode chegar um empreendedor no Brasil - desde que saiba aproveitar as oportunidades e tirar vantagem da legislação. Fundada em 1989, a Eximbiz, que opera no ramo de logística, vem crescendo a taxas de 60% anuais. "Neste ano vamos faturar cerca de 200 milhões de dólares", diz Andrade, conhecido como Ottinho. Será um aumento de mais de 70% sobre 1999. A Eximbiz anabolizou a musculatura com uma política comercial agressiva - ela não tem lucros nas operações logísticas - e um foco preciso, centrado nas empresas de telecomunicações. "Vamos continuar crescendo com novos clientes", afirma.
A Eximbiz completou 11 anos. É a mesma idade que Otto tinha em 1967, quando um amigo, Marcos Alencar, convenceu-o a procurar um emprego para depois seguirem juntos para os Estados Unidos, onde planejavam estudar. Ambos foram ao centro de Vitória. Otto viu a loja de uma distribuidora de valores em reforma. Disse ao proprietário que faria qualquer coisa. "Não precisa me pagar no primeiro mês", chegou a dizer. Foi contratado. (Alencar é hoje comissário de bordo da Delta Airlines.) Oito meses depois, observando o boom das bolsas e de olho nos grandes ganhos dos corretores, o pequeno Otto conseguiu freqüentar aulas sobre o mercado de capitais.
Feito o curso, na maior cara-dura, o pré-adolescente bateu à porta de José de Almeida, então presidente do Banestes, o banco do Estado. O executivo se impressionou com a desenvoltura e o bom nível de conhecimento do corretor mirim e comprou cotas de um fundo de investimentos. A seguir, Otto rumou para o quartel da PM capixaba. Depois de dar uma "palestra" sobre o mercado de ações, faturou todo o oficialato. Assim Otto, que nunca leu livros como O maior

Relacionados