Reportagem do direito dos idosos com relação ao livro "Ideologia da Velhice" de Eneida Haddad

Páginas: 2 (432 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Atualmente, a velhice é vista por muitos como doença e todos têm medo do envelhecimento. Tanto por parte da própria saúde que fica abalada quanto pelo preconceito e esquecimento de outros membros dasociedade.
Segundo alguns teóricos, seria de suma importância esclarecer a velhice para quem ainda não chegou nela. Como uma escola ensinando como envelhecer.
“Devemos explicar-lhes que, com aidade, a pele, nas partes expostas, perde seu viço e se fragmenta; fica seca, sem elasticidade e começam a aparecer manchas pardacentas no dorso da mão. O poder da cicatrização se reduz drasticamente.”(Ângulo, 1980:17-8)
Os idosos são muito esquecidos pela sociedade em várias questões e uma delas é o capitalismo. “Na medida em que na sociedade industrial moderna o que importa é produzir, os idosossão esquecidos o tempo todo porque não interessa a essa sociedade investir em programas que não ofereçam retorno” (página 32). A aposentadoria também entra nessa questão, pois quanto mais velho, menosforça a pessoa tem e logo é preparada para se aposentar, e é aí que muitos estudiosos afirmam chegar à depressão por não se sentirem mais úteis.
“o fulcro do problema se localiza nas característicasda família de hoje que, reproduzindo os mesmos mecanismos e processos da sociedade, não oferece condições para que seus membros mais velhos vivam integrados no seu seio” (Ferrari 1984:27)
Outro pontoque Haddad aponta como um esquecimento dos idosos é em relação à própria família. O idoso se sente impotente e um peso morto quando não são acarinhados pelos familiares ou não possuem alguma utilidadedentro de casa. Muitos dos filhos esquecem que agora os pais precisam de cuidados e vai se ausentando da vida deles, e o próximo passo para isso é deixar o familiar em uma casa de repouso. Em asilo oidoso acaba se sentindo mais sozinho longe dos entes queridos e também podem entrar em depressão por isso.
Os assistentes sociais são de grande importância para garantir os direitos dos idosos e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento do livro A Ideologia da Velhice
  • Atitude dos idosos em relaçao a velhice e bem- estar psicológico
  • LIVRO REPORTAGEM
  • Direito a velhice
  • Relação de direito, moral e justiça no livro vidas secas.
  • Trabalho Sobre o Livro Eneida
  • relação entre Trabalho e ideologia e cultura
  • A relação entre ciência e ideologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!