REPORTAGEM DE ECONOMIA

551 palavras 3 páginas
O Oligopólio é o regime de mercado em que um pequeno número de vendedores detém a totalidade da oferta de mercado e oferece determinado serviço a um grande número de compradores. É um grupo formado por poucas empresas de grande porte que são os únicos fornecedores de um produto, serviço ou matéria-prima. É uma estrutura de mercado caracterizada por poucos produtores, que percebem que agir de forma interdependente significa maior lucratividade do que a ação independente. Neste modelo, não existe incentivo para competição nos preços. Uma empresa tende a seguir o comportamento da outra. O oligopólio tem como modelo econômico o modelo clássico, que tem o objetivo de maximização dos lucros, devendo ter um conhecimento adequado se suas receitas e de seus custos. O preço é determinado apenas pela oferta, enquanto que na teoria marginalista, o preço é determinado pela intersecção entre demanda e oferta de mercado.

“Devido aos poucos vendedores, uma característica chave do oligopólio é a tensão entre cooperação e interesse próprio”

A palavra oligopólio é de origem grega, formada por dois conceitos: oligo (poucos) e pólio (comercio, vendedor) por isso significa precisamente poucos vendedores. Oligopólio é um sistema que faz parte da economia política que caracteriza um mercado onde existem poucos vendedores para muitos compradores. Em um oligopólio, as alterações nas condições de atuação de uma empresa vão influenciar o desempenho de outras empresas no mercado. Oligopólio é um sistema que faz parte da economia política que caracteriza um onde existem poucos vendedores para muitos compradores. Isto provoca reações que são mais relevantes quando o número de empresas do oligopólio é reduzido.
Quando nos deparamos em uma situação onde precisamos comprar alguma coisa ou adquirir algum serviço, mas não temos muitas escolhas, pois poucas empresas oferecem tal serviço ou produto, podemos dizer que existe um oligopólio naquele setor, pois apenas um pequeno grupo de empresas

Relacionados