Reportagem Cient Fica Do 2 Bimestre De 2015 1

1304 palavras 6 páginas
E.E.Prof° Germano Negrini

ZH Planeta Ciência, Luísa Martins. 25 anos do Telescópio Hubble. Site do Planeta Ciência. São Paulo, 23 de Abr. 2015.
Disponível em <http://zh.clicrbs.com.br/> Acesso em: 9 Mai. 2015.

Escola Bom Pastor, Mariana Gonçalves. Raios UV e UVA: riscos para a saúde. Site da Escola Bom Pastor. São Paulo, 14 de Jun. 2013.
Disponível em <http://www.escolabompastor.com/> Acesso em: 9 Mai. 2015.

Grupo:
Leonardo de Jesus Costa n°: 14
José Romulo Santos Oliveira n°: 13

25 anos do telescópio Hubble

Celebrado por pesquisadores como um dos instrumentos mais úteis à ciência, o telescópio Hubble completa, nesta sexta, 25 anos em órbita espacial. Em seu aniversário, segue dando presentes — imagens que mostram o nascimento de estrelas, revelam galáxias escondidas e dão pistas sobre os mistérios da origem do universo.

O Hubble, um projeto conjunto das agências espaciais americana (Nasa) e europeia (ESA), foi lançado para fora da Terra em 24 de abril de 1990, com a proposta de ultrapassar a atmosfera – que funcionava como um véu, impedindo os astrônomos de ter uma observação nítida do que acontecia nas galáxias mais distantes.
— Passamos a enxergar um novo universo, muito mais detalhado. Antes, era como se o céu fosse um borrão — diz a professora Thaisa Storchi Bergmann, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), astrofísica que estuda os buracos negros.
Técnico do Laboratório de Astronomia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Marcelo Bruckmann faz uma analogia:
— Imagine olhar para uma paisagem bonita, num dia de sol, usando óculos escuros.
Nem sempre foi assim. Três semanas depois de ser colocado em órbita, a bordo da nave Curiosity, o telescópio frustrou os cientistas: o espelho principal do aparelho apresentou um problema de foco e as imagens enviadas se mostraram míopes. Foi preciso enviar uma missão tripulada para manutenção, que corrigiu o erro e permitiu que o Hubble começasse

Relacionados