Replicação

Páginas: 11 (2690 palavras) Publicado: 18 de abril de 2012
Aplicação do Protocolo IPv6 Através das Técnicas de Tunelamento e Pilha Dupla
Rodrigo Ferreira Gonçalves CCEI — Urcamp rodrigo@urcamp.edu.br Cristiano Cachapuz e Lima CCEI – Urcamp
Resumo — Este trabalho tem como objetivo principal apresentar uma aplicação do protocolo IPv6 através das técnicas de tunelamento e pilha dupla na Gráfica Instituto de Menores – Bagé/RS, buscando documentar aprática, os benefícios e as dificuldades encontradas. O IPv6 é nova versão de comunicação e de transporte dos pacotes em rede TCP/IP. Com avanço rápido da Internet e de novas tecnologias ficou evidente o esgotamento por endereços IPs, o protocolo IPv6, surge com propósito de oferecer maior número de Ips e corrigir desta forma algumas falhas no protocolo anterior o IPv4.

Léu Cardoso Carate CCEI-UrcampAbner Guedes CCEI-Urcamp
testes, com a necessidade de analisar a compatibilidade com o protocolo IPv4. Os seguintes procedimentos foram realizados:  Instalação e configuração de máquinas virtuais;  Instalação e configuração do Windows Server 2008;  Instalação de software que faz o encapsulamento do IPv6 no IPv4;  Configuração de roteador 3Com Baseline Switch 2952;  Configuração do firewallPfSense;  Configuração do tunelamento e da pilha dupla;  Realização de testes no servidor (traçar rotas, ping, ipconfig);  Visualização de páginas Web com suporte a IPv6. III. REVISÃO DE LITERATURA O IPv6 foi desenvolvido com alguns objetivos, tendo em mente que deveria ser um passo evolucionário em relação à versão 4, não um passo radicalmente revolucionário[1]. Funções desnecessárias foramremovidas, funções que trabalham bem foram mantidas e novas funcionalidades foram acrescentadas. O novo protocolo, aumenta o espaço de endereçamento de 32 para 128 bits, suportando mais níveis de hierarquia de endereçamento, um número muito maior de nodos endereçáveis e permitindo a auto-configuração de nodos [2]. O IPv6 é a chave para a inovação tecnologica em termos de novos modelos. Tem comoprincipal característica o espaço de endereçamento, que é maior que o IPv4. Além disso, foram acrescentadas outras características para suprir as necessidades, da mesma forma que foi lhe dado robustez para atender as novas tendências de mercado[3]. A transição do IPv4 para o IPv6, é permitir a interoperabilidade entre hosts IPv4 e IPv6, permitir que hosts e roteadores IPv6 sejam adicionados na Internetde forma altamente incremental e difusa e, um terceiro objetivo é que o entendimento e a execução da transição deve ser tão fácil quanto possível para os usuários finais, administradores de sistema e operadores de rede. Os mecanismos de transição asseguram que dispositivos rodando IPv6 ou IPv4, ou com ambos, possam colaborar mutuamente, permitindo que tanto ambientes que tenham os protocolos demesma versão, quanto os que possuam versões distintas, possam operar na fase de transição. Esta característica protege os investimentos realizados em tecnologia IPv4 e garante que o mesmo não ficará obsoleto, até a migração de todas as máquinas que compõem a Internet. Os mecanismos de transição para o IPv6 são compostos de um conjunto de ferramentas implementados em hosts ou em roteadores, tendo porfinalidade minimizar os impactos do processo de transição[4].

I.

INTRODUÇÃO

Com crescimento acelerado das tecnologias e dispositivos que utilização a Internet como meio de comunicação e o número crescente de novos serviços em redes TCP/IP, observou-se o esgotamento do protocolo IPv4, com isso foi realizado um estudo sobre IPv6, com o intuito de facilitar o processo de transição entre asduas versões do protocolo de Internet, algumas técnicas foram implantadas como: tunelamento e pilha dupla no parque de computadores da Gráfica Instituto de Menores, com a necessidade de analisar a compatibilidade com o protocolo IPv4. A. OBJETIVOS 1) Objetivo Geral Aplicar as técnicas de tunelamento e pilha dupla, para obter conectividade com IPv6, garantindo mais endereços IPs, onde serão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Replicacao
  • Replicação
  • Replicação
  • Replicacao
  • Replicação do dna
  • Replicação do DNA
  • replicação viral
  • Dna e a replicação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!