REPERCURSÕES DA APOSENTADORIA NA VIDA DO IDOSO

1966 palavras 8 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA- UFJF
FERNANDA P CIRIBELLI DA SILVA

REPERCURSÕES DA APOSENTADORIA NA VIDA DO IDOSO.

Juiz de Fora
2013

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA- UFJF
FERNANDA P CIRIBELLI DA SILVA

REPERCURSÕES DA APOSENTADORIA NA VIDA DO IDOSO.

Projeto de intervenção apresentado à disciplina Desenvolvimento Adulto e Envelhecimento na Universidade Federal de Juiz de Fora, como requisito parcial para o Curso de Pós-Graduação em Desenvolvimento Humano: interface entre educação e saúde.

Orientadora: Profª Drª Kelly C Atalaia.

Juiz de Fora
2013

INTRODUÇÃO
Segundo FERREIRA et al. (2010), o envelhecimento pode ser conceituado como um conjunto de modificações morfológicas, fisiológicas, bioquímicas e psicológicas, que determinam a perda progressiva da capacidade de adaptação do indivíduo ao meio ambiente, sendo considerado um processo dinâmico e progressivo.
O envelhecimento populacional é uma realidade mundial. Em países desenvolvidos, a
População idosa (acima de 65 anos) já ultrapassou o número de crianças e estima-se que em 2050 teremos 32% de pessoas idosas, totalizando uma criança para cada dois idosos.
O envelhecimento da população é uma aspiração natural de qualquer sociedade, mas não basta por si só. Viver mais é importante desde que se consiga agregar qualidade aos anos adicionais de vida.
No Brasil, o número de idosos (≥ 60 anos de idade) passou de 3 milhões em 1960, para 7 milhões em 1975 e 14 milhões em 2002 (um aumento de 500% em quarenta anos) e estima-se que alcançará 32 milhões em 2020. (LIMA-COSTA ; VERAS, 2003)
A expectativa de vida dos brasileiros, atualmente, é de 73 anos, o que representa mais de 15 milhões de pessoas com 60anos ou mais. Em 2050, a expectativa de vida alcançará 81 anos. (FRANÇA, 2009).
Segundo PAPALIA (2013) a aposentadoria começou a se firmar em países industrializados no final do séc. XIX e início do XX, à

Relacionados