REPENSAR A ÉTICA JESUÂNICA NO E PARA CONTEXTO ATUAL

6443 palavras 26 páginas
REPENSAR A ÉTICA JESUÂNICA NO E PARA CONTEXTO ATUAL

Edward Neves M. B. Guimarães

“Ao cristão é dada uma referência ética e moral que lhe permite nortear toda a sua vida: a palavra e a prática de Jesus”
Frei Betto

Começo de conversa: O desafio das duas fidelidades
Chegou o tempo em que a pessoa adulta tomou consciência histórica de que não necessita da tutela infantilizante de qualquer autoridade familiar, legal ou religiosa, a lhe definir, a cada passo, a melhor forma de agir ou a direção a tomar. O que cada um precisa é de referências, parâmetros e interlocutores para o exercício livre do discernimento em busca da melhor forma de agir em cada contexto pessoal e social. Ciente de que a liberdade implica o reconhecimento das outras liberdades e a responsabilidade de assumir os desdobramentos que emergem de suas ações. Eis o nosso ponto de partida.
A Teologia cristã se define enquanto inteligência da fé. Resultante do esforço metódico e contínuo de pensar o conteúdo da fé consignado na Bíblia e na Tradição, a partir do diálogo crítico com a realidade e as demais construções do conhecimento humano. Cresce no dinamismo da busca de resposta às perguntas suscitadas seja pela própria vivência histórica da fé, seja pelos desafios que a realidade provoca à fé. Entre os desafios específicos da reflexão teológica cristã merece destaque a irrenunciável tarefa de compreender, interpretar, significar, repensar, traduzir e atualizar a experiência religiosa que brota da fonte: da memória instigante da vida, dos ensinamentos e ações de Jesus de Nazaré. A Teologia ocupa-se desse serviço: apresentar a Tradição Viva do cristianismo como realidade crível e fecunda para o ser humano situado no tempo do anúncio e da concretização da vivência da fé cristã.1 Trata-se de tarefa complexa, ininterrupta e exigente.
A reflexão teológica, aos poucos, tomou consciência e se deu conta que o processo descrito não basta. Mostra-se parcial a fidelidade ao legado recebido e a procura

Relacionados