Repensando o sincretimso no santo daime

Páginas: 14 (3292 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2012
Repensando o Sincretismo no Santo Daime1

Pedro Alex Rodrigues Viana Curso de Filosofia Universidade Federal de Ouro Preto pedroalex_rv@hotmail.com

Resumo

Este trabalho visa repensar como o conceito de sincretismo na religião do Santo Daime através do estudo de sincretismo realizado por Sergio Ferreti (1995), em seu livro Repensando o Sincretismo. O Santo Daime é um grupo religioso quenasceu no Acre na década de trinta criada pelo seringueiro Raimundo Irineu Serra- Mestre Irineu- nesta doutrina se faz o uso da bebida enteógenia Ayahuasca, ou Daime, como preferem os adeptos do culto. Nosso pressuposto inicial deste trabalho é que diversos estudos foram realizados sobre este grupo nos últimos anos, demonstrando o quanto ele recebe influência de diversas formas de culto, tais como:catolicismo rústico, esoterismo europeu, kardecismo, pajelança indígena e dos cultos afro-brasileiros. Apesar de esses diversos trabalhos demonstrarem o sincretismo deste culto pouco foi discutido sobre a terminologia sincretismo, sendo que a própria se autodenomina como eclética. Para isto, usaremos a teoria desenvolvida por Ferreti para tentar clarificar que terminologia seria mais conveniente ecomo se deu este processo sincrético, bem como demonstrar a possibilidade de aplicação desta teoria para se entender as influências afro-brasileiras neste culto.

Palavras chaves: Santo Daime; Influências afro-brasileiras; Sincretismo.

A religião do Santo Daime é uma doutrina criada no Acre na década de trinta, pelo seringueiro Raimundo Irineu Serra – Mestre Irineu. Nesta seita usa-se abebida enteógena2 Ayahuasca, ou Daime3 para os adeptos. Esta religião é formada pelo encontro de diversas
1

Trabalho apresentado na VIII Semana de Ciências Sociais da UFS, realizada entre os dias 13 e 16 de abril de 2010, Aracaju, Sergipe, Brasil.
2

Termo enteógeno foi cunhado por Gordon Wasson (1969). Conforme Edward McRae (1992,p.16) enteógeno “deriva de entheos, palavra do grego antigo quesignifica literalmente, “deus dentro” e era utilizada para descrever o estado em que alguém se encontra quando inspirado ou possuído por um deus que entrou em seu corpo”.
3

Os praticantes da religião do Santo Daime denominam a bebida ayahuasca como Daime, referindo-se as invocações “dai-me luz”, “dai-me amor”, “dai-me força”, que se faz durante o uso.

1

tradições tais como: esoterismoeuropeu, catolicismo rústico, kardecismo, pajelança indígena e dos cultos afro-brasileiros. Muitos estudos foram realizados no campo das ciências sociais sobre esta seita abordando estes encontros culturais, porém nenhum se fixou na terminologia a ser adotada, usando na maioria das vezes o conceito de sincretismo. Partilhamos do ponto de vista que o sincretismo merece uma atenção especial, poismuito se é discutido hoje sobre a dinamicidade da cultura e o Santo Daime por ser uma religião relativamente nova nos permite entender como se dão estes processos de encontros culturais. Sergio Ferreti (1995) em seu livro Repensando o Sincretismo, faz um estudo do sincretismo na Casa da Mina do Maranhão. Tomando como guia este estudo de Ferreti pretendemos analisar a terminologia mais adequada para ocaso do Santo Daime, bem como entender como se da o processo de inserção da matriz afro-brasileira no seio deste grupo. A religião do Santo Daime sofreu alguns processos de cisão ao longo de sua trajetória. O Mestre Irineu criou e consolidou a doutrina do Santo Daime, porém após a sua morte teve um embate entre seus seguidores pela liderança dos trabalhos. O resultado foi que a religião do SantoDaime acabou se separando em duas vertentes: o Alto Santo, ou CICLU4, que é o grupo herdado diretamente da linha do Mestre Irineu; e o CEFLURIS 5, criado por um de seus seguidores, Sebastião de Mota Melo, ou Padrinho Sebastião – como é chamado pelos membros do grupo religioso. As análises deste trabalho se fixam no segundo grupo, pois justamente este grupo que irá abrir suas portas para a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • santo daime
  • Santo Daime
  • Santo Daime
  • Santo Daime
  • Santo Daime
  • Santo daime
  • Santo daime
  • Santo Daime

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!