REPENSANDO AS FASES DO PENSAMENTO DE ROGERS

Páginas: 22 (5315 palavras) Publicado: 3 de junho de 2015
REPENSANDO AS FASES DO PENSAMENTO DE ROGERS
Adriano Holanda
INTRODUÇÃO
 Uma proposta de “repensar” uma teoria já se mostra, na base, pretenciosa. Na realidade, a pretensão de se rediscutir um assunto tão antigo e já tão debatido se deve a uma necessidade pessoal. Necessidade esta de caráter teórico quando da perspectiva das idéias de Rogers, e prático quando da’aplicação destas idéias à situaçãode consultório, mas fundamentalmente, à transmissão destas idéias.
 O que representa, hoje em dia, a Abordagem Centrada na Pessoa? Uma teoria de personalidade, um esboço metodológico, uma “linha” terapêutica ou uma filosofia de relações humanas? Eu me atreveria a dizer que nenhuma dessas e todas, ao :mesmo tempo. Todavia, estas asserções não conseguem abarcar a importância histórica emetodológica das idéias de Rogers.
 A perspectiva de Rogers é revolucionária no seio da prática psicoterapêutica, mas não apenas aí. Num de seus artigos autobiográficos, Rogers revela seu próprio espanto ante a penetração de suas idéias aos mais variados campos de atuação. Escreve ele seu trabalho e de colaboradores:
 “Revolucionou o campo do aconselhamento. Permitiu que a psicoterapia fosse examinada epesquisada abertamente... Desempenhou um papel na mudança ocorrida nos métodos de ensino em todos os níveis. Foi um dos fatores responsáveis pelas mudanças conceituais que ocorreram na área de liderança na indústria (e também na área militar), da prática do serviço social, da enfermagem e da assistência religiosa...”

 O pensamento de Rogers foi ainda básico para o movimento de grupos de encontro,tendo influenciado em certa medida a Filosofia da Ciência, as relações inter-culturais e inter-raciais, e alguns estudiosos de Teologia e Filosofia. Mas, ao colocar a pessoa do cliente como o “expert” de sua própria vida, Rogers reatribui—lhe poderes sobre si-mesma. Este é o mais autêntico legado revolucionário do pensamento rogeriano, segundo Bozarth. A grande revolução do pensamento de Rogersconsiste na Consideração do processo de psicoterapia como uma interação, na qual se tem a introdução de um aspecto fundamental, a espontaneidade do terapeuta.
 Um pensamento de tal relevância merece ser continuamente repensado e revisto. Minha pretensão, pois, está intimamente ligada à minha dificuldade de organizar a representação da Abordagem Centrada na Pessoa hoje, dentro do fluxo de seudesenvolvimento e evolução histórica.
 Gostaria de salientar que este trabalho tem um forte caráter especulativo, baseado em aspectos teóricos do pensamento de Rogers. Sua contribuição pode ser, caso comprovado e aceito, de ordem ampla da própria teoria da Abordagem Centrada na Pessoa ou ainda, como uma tentativa de abertura a novas perspectivas de ação.
 De fato, não sei ao certo onde se encaixa estareflexão. É notória a quantidade de críticas que são direcionadas à atuação de Rogers. Todavia, nada me tira da mente que, caso estivesse ainda vivo, ele teria estado no Brasil, em Agosto de 1987, para o I Congresso Holístico
Internacional, teria concordado com grande parte das reflexões ali colocadas, estaria empenhado em lutas pela abertura do ser humano ao seu ambiente, e até, talvez. concordassecomigo ao discutir a evolução do conceito de Pessoa (como já fez, implicitamente, com Buber, em 1957).
1. A PROPOSTA DE ROGERS
Pode-se entender a proposta da Psicoterapia Centrada na Pessoa como uma troca de experiências vivenciais entre terapeuta e cliente, sendo característica uma postura específica pessoal, ou seja, a colocação da pessoa do profissional, algo que não havia na época de Rogers. Podemos definir esta postura como uma “dedicação” do terapeuta em caminhar em direção ao seu cliente, acompanhando o ritmo do cliente e respeitando-o como uma unicidade existencial. Esta postura supõe um compromisso do terapeuta e sua totalidade, com o cliente e sua totalidade.
 A Abordagem Centrada na Pessoa se revela então como uma filosofia de atitude, como uma filosofia de um agir, uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O pensamento filosófico de Roger Bacon
  • Fases de pensamentos tributários
  • Fases do desenvolvimento do pensamento da infância à adolescência
  • Tópicos sobre as fases do pensamento de Nietzsche
  • AS FASES DA ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA, DESENVOLVIDA POR CARL ROGERS
  • repensando
  • Repensando
  • ROGER

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!