Reparação naval - pintura e decapagem-plano de segurança geral no estaleiro

Páginas: 44 (10972 palavras) Publicado: 1 de junho de 2013
HNC Pintura e Decapagem S.A.

Plano de Ambiente e Segurança

Trabalho Realizado Por: Hugo Soares Carlos Belo Nuno Matos

Introdução:
O presente Plano de ambiente e segurança referente aos trabalhos de preparação de superfícies da parte submersa do casco de navios, estando contemplados todos os trabalhos relacionados com a respectiva actividade bem como todos os procedimentos de segurançaambientais a serem tomados.

Objectivos:
Pretende-se com o presente plano especificar as medidas preventivas para a execução dos trabalhos inerentes a preparação de superfícies, definindo objectivamente quais os meios humanos, materiais e os equipamentos a serem utilizados para a prevenção de riscos profissionais e ambientais de modo a promover: - Protecção da integridade física dostrabalhadores.

- Continua melhoria dos procedimentos de trabalho permitindo criticas construtivas e a Incorporação de novas considerações;

- Clarificação de cada tarefa a ser executada pelos trabalhadores. - Preservação e proteção do meio ambiente.

Caracterização dos trabalhos: Numa primeira fase todo o casco abaixo da linha de água será lavado com jacto de água, onde serão removidos todos osorganismos presentes bem como todo e qualquer resíduo depositado, sendo prioritária a remoção de hidrocarbonetos bem como qualquer resíduo gorduroso. Apos a lavagem, a superfície em questão será saneada através da projecção de granalha por via seca, removendo assim parte da pintura existente, organismos e resíduos não removidos através da lavagem através de jacto de agua, bem como toda e qualquer marcade corrosão presente no casco. Seguidamente serão removidos todos os ânodos de sacrifício presentes no casco com recurso a rebarbadora e discos de corte. Apos inspecção, e em caso de necessidade serão decapadas pontualmente zonas que apresentem sinais de corrosão com recurso a rebarbadora e catrabucha de aço. Toda a superfície será novamente lavada a jacto de água e inspeccionada a fim deidentificar imperfeiçoes no saneamento e zonas de corrosão profunda a serem separadas. Apos inspecção serão marcadas e isoladas a zonas afectas a fixação de ânodos de sacrifício, bem como todas a zonas que não deverão ser pintadas e a respectiva marcação da linha de agua com recurso a fita autocolante, seguidamente poderá ser iniciada a pintura com recurso a jacto de tinta, pincel e rolo para zonas ondenão seja viável a projecção de tinta.

Decapagem

Pintura

Decapagem:
Chama-se decapagem a todo o processo sobre superfícies metálicas que visa à remoção de oxidações e impurezas inorgânicas, como recozimento, camadas de oxidação (como a ferrugem), crostas de fundição e incrustações superficiais. A decapagem pode ser feita por jato de água ou por jato de granalhas. A decapagem por jatode água é uma tecnologia utilizada para limpeza de superfícies, que utiliza a pressão da água para remover tinta, ferrugem, revestimentos antigos e outros contaminantes de superfície.

A decapagem por jato de granalhas (areia, vidro, aço, aço inox) baseia-se na remoção de oxidações e impurezas inorgânicas, ou seja a remoção de ferrugem.

Limpeza por jato de água no costado de um navio EPI’S para decapagem:
-Fato de decapagem

-Capacete decapagem
-Luvas -Calçado -Sistema proteção respiratório Capacete decapagem Luvas

Calçado Sistema proteção respiratório Fato de decapagem

Os principais riscos de decapagem:
        Exposição a poeiras ou partículas metálicas Exposição ao ruído Exposição a vibrações Risco de cortes Projeção de fluídos Riscos elétricos Quedas dematerial Escorregamentos

Condições Perigosas:
       Colocação manual das peças nos suportes. Projeção manual dos jatos de decapagem Iluminação insuficiente Presença de eletricidade Posturas de trabalho incorretas e forçadas Movimentação manual de cargas Acessos difíceis

Critério da avaliação de risco O grau de risco de um acidente é obtido pelo produto da probabilidade pela...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Plano Geral Segurança do Trabalho
  • Esquemas de pinturas na área naval
  • IMPACTO AMBIENTAL NAS CONSTRUÇÕES DOS ESTALEIROS NAVAIS
  • NR 34- Construção e reparação naval
  • Manual Segurança Estaleiro
  • Pinturas e Revestimentos em Geral.
  • Pisos, Pinturas e acabamento em geral
  • Plano de aula(Pintura em argila)

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!