Rep blica de Angola malaria

3771 palavras 16 páginas
República de Angola
Ministerio da Educação
Governo da Província de Luanda
Escola Técnica de Educação e Saúde Alpega

Grupo: 1
Classe: 12ª
Turma: R
Turno: Tarde
Curso: Enfermagem Docente
.........................
Luanda 06/04/2015
Indice

Introdução
Desenvolvimento
1. Definição
2. Agente causal
3. Sinais e sintomas
4. Exame fisico
5. Diagnóstico
5.1- Exames complementares
6. Diagnóstico definitivo
6.1- Exame gota expressa
6.2- Exame de urina
7. Terapeutica( tratamento)
Conclusão
Bibliografia

Introdução
Neste trabalho iremos abordar acerca da malária que é uma das doenças infecciosas que mais mata a nível mundial e afecta a humanidade há milénios. É causada por parasitas unicelulares protozoários do gênero Plasmodium e transmitida por mosquitos fêmea do gênero Anopheles, sendo a malária causada por P. falciparum de longe a forma mais grave da doença.

O crescente aparecimento e disseminação de estirpes resistentes aos fármacos mais utilizados, como a cloroquina e a mefloquina, principalmente de P. falciparum, bem como a resistência do mosquito vector aos insecticidas utilizados, levaram a um aumento dos casos de malária em todo o mundo nos últimos anos tendo recentemente a OMS considerado a malária uma doença tropical de intervenção prioritária.

1. Definição:

A malária, também chamada de paludismo é uma doença infecciosa causada por um parasita, mais precisamente, um protozoário: o Plasmodium. Este último é transmitido aos seres humanos através da picada de um mosquito fêmea, o Anopheles.

2. Agente causal
A malária é causada por parasitas intra-celulares do gênero plasmodium. Existem 4 espécie de plasmodium que podem provocar doenças em humanos que são: plasmodium falciparum, que causa a malária grave e outros 3 que são Plasmodium vivax, Plasmodium malariae, Plasmodium ovale. É transmitida para o homem atravês da picada de fêmea

Relacionados