República

Páginas: 9 (2012 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2013
Pressupostos teóricos de Platão: a Teoria da Ideias.
Com a ajuda de algumas operações formais simples é possível estabelecer os postulados básicos da chamada Teoria das Ideias de Platão. Tomando-se a letra Y para representar adjetivos ou expressões substantivas abstratas, temos o primeiro e mais básico postulado:
(1) A expressão Y é o nome de algo, uma Ideia (ou Forma, ou Essência).
“Voltoa uma teoria que já muitas vezes discuti e por ela começo: suponho que há um belo, um bom, e um grande em si, e do mesmo modo as demais coisas”. (Fédon 100b)
Em conexão com o termo “Ideia” e os nomes das ideias particulares, Platão introduz também um vocabulário “semi-técnico”. Ele frequentemente diz que é “pela participação na” ou “pela presença da” Ideia de Beleza que uma coisa é bela, e assimem geral. A partir dessa terminologia, onde Y representaria expressões adjetivas tais como “justo”, “belo”, etc., e Y-idade representaria a correspondente entidade abstrata, pode-se, com as devidas substituições, formular o postulado acima também em sua dimensão ontológica:
(2a) É pela participação na Ideia de Y-idade que algo é Y.
“— Examina, pois, com cuidado, se estás de acordo, como eu,com o que se deduz dessa teoria! Para mim é evidente: quando, além do belo em si, existe um outro belo, este é belo porque participa daquele apenas por isso e por nenhuma outra causa. O mesmo afirmo a propósito de tudo mais. Reconheces isto como causa?” (…)
— Logo — prosseguiu Sócrates — não compreendo nem posso admitir aquelas outras causas científicas. Se alguém me diz por que razão um objeto ébelo, e afirma que é porque tem cor ou forma, ou devido a qualquer coisa desse gênero — afasto-me sem discutir, pois todos esses argumentos me causam unicamente perturbação. Quanto a mim, estou firmemente convencido, de um modo simples e natural, e talvez até ingênuo, que o que faz belo um objeto é a existência daquele belo em si, de qualquer modo que se faça a sua comunicação com este. O modo porque essa participação se efetua, não o examino neste momento; afirmo, apenas, que tudo o que é belo é belo em virtude do Belo em si. Acho que é muitíssimo acertado, para mim e para os demais, resolver assim o problema, e creio não errar adotando esta convicção. Por isso digo convictamente, a mim mesmo e aos demais, que o que é belo é belo por meio do Belo. Acaso não é esta também a tua opinião?(Fédon 100b-e)

Sócrates: “diga-me, estrangeiro, continuou, o que é esse belo?”. Hípias: o desconhecido, Sócrates, queria saber qual coisa é bela? Sócrates: não creio, Hípias, ele quer saber o que é o belo. Hípias: e qual a diferença que existe entre uma questão e a outra? Sócrates: você não consegue ver? Hípias: eu não vejo nenhuma. Sócrates: é evidente que você conhece melhor do que eu.Entretanto, tenha atenção, meu bom amigo: ele não está te perguntando qual coisa é bela, mas o que é o belo. Hípias: (…) o belo, é uma bela jovem. Sócrates: permita-me, Hípias, que eu tome por minha conta o que você acabou de dizer. Ele vai me colocar a seguinte questão: “vamos, Sócrates, responda. Todas essas coisas que você qualifica como belas não o seriam apenas se existir um belo em si?” de minhaparte, devo dizer que, se uma bela jovem é bela, é porque existe alguma coisa que dá a sua beleza às coisas belas. (Hípias 286c – 288a).

De onde,
(2b) Existe algo, uma Ideia, tal que é pela participação nessa Ideia que algo é Y.
Com relação à Ideia, Platão também postula haver uma única Ideia para cada pluralidade de objetos aos quais se aplica o mesmo nome comum (Rep. 596a):De onde se tira as seguintes consequências:
(3a) Existe exatamente uma Ideia tal que é pela participação nessa Ideia que algo é Y.
Combinando-se esse enunciado com (2b), têm-se:
(3b) Nunca há duas Ideias distintas tal que algo é Y pela participação em uma e também pela participação na outra.
Que, por sua vez, combinado com (2a) nos leva a:
(2c) Algo é Y se e somente se ele...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • republica
  • REpublica
  • A republica
  • A Republica
  • O que é Republica
  • A REPUBLICA
  • republica
  • republica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!