REPÚBLICA E EDUCAÇÃO NO BRASIL (1889-1971)

Páginas: 8 (1902 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
Universidade Federal de Minas Gerais – Faculdade de Educação FaE/UFMG
Disciplina: História da Educação II –
Professora: Cynthia Greive

VEIGA, Cynthia Greive. República e educação no Brasil (1889-1971). In.: __História da Educação. São Paulo: Ática, 2007. Capítulo 2. p. 49-78

REPÚBLICA E EDUCAÇÃO NO BRASIL (1889-1971)

O presente capítulo apresenta as principais modificações queocorreram no campo educacional entre a proclamação da república, em 1889, e o ano de 1971, com a criação da 2ª Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
É durante o período republicano que a escolarização se consolida no Brasil. Em 1890, a legislação estabeleceu a gratuidade e a instrução laica, mas não a sua obrigatoriedade. O ensino era dividido entre escola primária e secundária, sendo que oprimeiro grau era composto por três classes (elementar, médio e superior), abrangendo jovens de 6 a 13 anos. O segundo grau, também com três classes, ofertava a instrução para jovens de 13 a 15 anos, sendo que as classes de meninos e meninas eram separadas. O certificado de primeiro grau assegurava o ingresso no curso normal e no ensino secundário e era pré-requisito para qualquer emprego público.O segundo grau isentava a prestação de concurso para emprego público administrativo.
A lei de 1890 também regulamentou a instrução de meninos cegos, determinou a construção de prédios escolares, a compra de equipamentos pedagógicos, a instalação de bibliotecas. Regulamentou a escola normal gratuita e aberta a ambos sexos, com idade mínima de ingresso de 15 anos. A escola secundária tinha seteanos de duração e, em muitos lugares, seguia o modelo do Colégio Pedro II. Apesar dos estados basearem sua estrutura educacional no Rio de Janeiro, a descentralização federativa determinou alguns modelos pedagógicos originais.
Em 1893, no Estado de São Paulo, ocorreu uma reforma por Caetano Campos que criou os grupos escolares. Era um novo modelo de organização do ensino primário, que sedisseminou pelo Brasil. Os grupos escolares surgiram com a união de quatro a dez escolas isoladas, e eram organizados em classes separadas, onde cada série ficava numa sala, com um professor diferente, e com etapas sucessivas de graduação. Cada grupo tinha quatro ou cinco séries reunidas no mesmo prédio, que passou a dispor de porteiro, diretor, pátios para recreio, local para ginastica, biblioteca,refeitório, auditório, etc.
Mais adiante, na década de 1920 foi criada a Associação Brasileira de Educação e houve novas reformas educacionais. Estas foram marcadas pela formação intelectual de seus autores, pela reorganização pedagógica decorrente e por uma nova visão quanto aos objetivos da educação. Entre estes intelectuais, destacou-se Lourenço Filho, Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo, AntônioCarneiro Leão e Francisco Campos. O propósito deste grupo era reinventar a educação para adaptar os indivíduos à sociedade de seu tempo. Estas reformas, de âmbito estadual, instituíram escolas normais rurais, realizaram alterações curriculares, criaram o conceito de “escola integral” (que integra a educação física, moral e mental), e foram criados o Instituo de Pesquisas Educacionais, o ConselhoNacional de Educação e os Institutos de Educação, para formação de professores. Este conjunto de ações, que buscava, sobretudo, a autonomia do individuo, ficou conhecido como Escola Nova.
Também foi na década de 1920 que começou o movimento de criação de universidades no Brasil, a partir da junção de faculdades isoladas, depois da Reforma de Rocha Vaz, em 1925. Neste momento, já havia sidocriada a Universidade de Manaus, em 1919 e a Universidade do Rio de Janeiro, em 1920. A universidade de Minas Gerais só foi fundada em 1927, com a reunião das faculdades de direito, engenharia, farmácia, medicina e odontologia.
Com a crescente valorização do conhecimento científico e com o desenvolvimento de diversas áreas específicas do saber, houve uma introdução no campo educacional de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 1889 Brasil República
  • Como foi instituída a república no brasil em 1889.
  • REPUBLICA N BRASIL DE 1889-1930
  • EDUCAÇÃO NA REPÚBLICA VELHA (1889-1929)
  • Educação Física no Brasil República
  • A educação na primeira e segunda república do brasil
  • A EDUCAÇÃO NA TRANSIÇÃO DA MONARQUIA PARA REPÚBLICA NO BRASIL.
  • A educação no brasil periodo republicano 1889 a 1988

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!