República velha

Páginas: 12 (2898 palavras) Publicado: 16 de outubro de 2012
-------------------------------------------------
A República da Espada se iniciou quando os militares lideraram o país politicamente entre os anos de 1889 a 1894. Assim que a monarquia foi derrubada, o governo provisório do marechal Deodoro da Fonseca guiou as decisões tomadas no Brasil. Neste período, foram tomadas algumas decisões de suma importância para o povo brasileiro. Ocorreu aseparação oficial entre Igreja e Estado, foi instituído o casamento civil e uma nova bandeira foi criada com o lema “Ordem e Progresso”.

Apesar de implantada a República da Espada, surgiram as disputas entre qual seria o melhor modelo republicano a ser instaurado. Pelo lado dos militares, a idéia de um regime republicano centralizador era defendida. Mas as oligarquias rurais e os grandes cafeicultorespaulistas se opuseram à idéia dos militares, pregavam a implantação de um regime republicano voltado aos estados, assim, não poderiam ser controlados economicamente e nem ter sua administração ameaçada. Queriam com esta proposta aumentar o poder de veto e ampliar seus interesses. Muitos consideram a República da Espada o primeiro período ditatorial no Brasil. As figuras chaves da época foram osmarechais Floriano Peixoto e Deodoro da Fonseca. A repressão era forte contra os levantes populares e os simpatizantes de Dom Pedro II.

-------------------------------------------------
A posse definitiva de Deodoro da Fonseca na presidência do Brasil ocorreu em 26 de fevereiro de 1891, depois de promulgada a nova Constituição. Da proclamação da República até essa data, considerava-se seugoverno como provisório. À sua esquerda, vê-se o vice, Floriano Peixoto.

-------------------------------------------------
Deodoro da Fonseca foi obrigado a renunciar devido a problemas de saúde, além disso, tinha graves problemas políticos. Os desentendimentos com as oligarquias cafeeiras, grevistas e a Primeira Revolta da Armada levaram Floriano Peixoto a substituir marechal Deodoro. Peixotoassumiu a presidência tomou uma série de decisões: estatizou a moeda, estimulou a indústria, baixou o preço de imóveis e alimentos, repreendeu movimentos monarquistas e proibiu o Jornal do Brasil

-------------------------------------------------
Conquistando a simpatia do povo, Floriano deu início a consolidação da república, mas teve que enfrentar a grande Revolução Federalista do Rio Grandedo Sul. Esta revolução terminou em 1895, vencida pelo exército republicano após o governo de Peixoto. Houve também o combate da Segunda Revolta da Armada e da Revolta dos 13 Generais. As duas últimas vencidas pelos republicanos. A República da Espada caiu diante do poder político dos barões do café de São Paulo e dos pecuaristas de Minas Gerais. Assim, foi instituída a República do Café comLeite, dando início a uma nova fase política do Brasil.

Revolução Federalista
-------------------------------------------------
Eclodiu em fevereiro de 1893 no Sul do país e teve como causa a instabilidade política gerada pelos federalistas que pretendiam "libertar o Rio Grande do Sul da tirania de Júlio de Castilhos",o então presidente do estado. A divergência teve início com atritos ocorridosentre aqueles que procuravam a autonomia estadual,frente ao poder federal e seus opositores. Empenharam-se em disputas sangrentas que acabaram por desencadear uma guerra civil, que foi vencida pelos pica-paus, seguidores de Júlio de Castilhos. A luta armada atingiu as regiões compreendidas do Sul, Santa Catarina e Paraná.

-------------------------------------------------
O paulistaPrudente de Morais foi o primeiro presidente civil da Primeira República. Sua eleição encerra o período dos governos provisórios dos marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto e marca o início do predomínio da oligarquia cafeicultora no poder. Prudente de Morais, porém, assumiu o governo federal num momento em que o país atravessava uma grave crise econômica e um conflito político envolvendo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • República velha
  • republica velha
  • República Velha
  • republica velha
  • República velha
  • Republica velha
  • republica velha
  • rEPUBLICA VELHA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!