REPÚBLICA VELHA: OLHAR POSITIVISTA

Páginas: 9 (2056 palavras) Publicado: 27 de novembro de 2014
CORRENTE POSITIVISTA
O positivismo é uma corrente filosófica que surgiu na França no começo do século XIX. Esta escola filosófica ganhou força na Europa na segunda metade do século XIX e começo do XX, período em que chegou ao Brasil. O positivismo defende a ideia de que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro.
A partir do Positivismo é que existe a ciência dasociologia. A sociologia como ciência surge aliada a corrente filosófica chamada positivismo, ligado ao pensamento de um francês muito importante chamado Augusto Comte ( 1798-1857). O livro que marca a sua época, a história se chama Curso de Filosofia Positiva (1842), escrito no século XIX. A ideia central desse livro, a ideia que move o pensamento de Augusto Comte, é uma ideia um tanto cara para oséculo XIX, que é a de PROGRESSO, que ganha uma forma mais definida do Iluminismo, que no mesmo século ganha seu triunfo, até a chegada da Primeira Guerra Mundial que começam a contestar um pouco esse pensamento e repensar se realmente estamos sempre progredindo.
De qualquer forma, para Augusto Comte a ideia de Progresso tinha um sentido muito bem definido, era um pensamento TELEOLÓGICO, quesignifica dizer que é uma visão de mundo, da sociedade com o telos, que significa sentido, caminho, ou seja, tudo isso é acreditarmos que a história tem um sentido, um caminho, como um lugar perfeito para onde a história está caminhando. E para Comte o nosso progresso seria ir da era teológica (segundo ele atrasada) para a era positivista (perfeita das sociedades humanas). Então, Comte divide a nossaera humana em três etapas: primeiramente a etapa teológica, em que os humanos explicam absolutamente tudo através da religião, e segundo ele, principalmente logo após a Revolução Francesa (1780-1799) nós teríamos passado para segunda era da sociedade humana que é a Metafísica, que significa além da física, e a partir daí nós explicaríamos o mundo não mais pela religião e sim através da filosofia,que para Comte eram ideias abstratas, como ideias de liberdade, igualdade, mas ainda assim para ele não era bom nem a etapa religiosa, nem a era filosófica. Ele defende que quando evoluirmos e chegarmos ao último estágio da evolução das sociedades humanas, explicaremos o mundo única e exclusivamente de forma técnica, prática, científica, e essa é era positiva, em que tudo é explicado através daciência.
Para Comte, nessa época seremos governados por uma ditadura que vise o bem comum, uma ditadura republicana e governada por tecnocratas. Comte fala que aquilo que chamamos de ciências humanas, um nome contemporâneo, estariam pra ele na era metafísica, então pensou em criar uma ciência que analise a sociedade, a partir de então temos a sociologia. Comte acredita que a sociologia foi criadapara estudar cientificamente os problemas da sociedade e resolve-los, para garantir a ordem, pois só a ordem garante o progresso, então percebemos que a sociologia surge como uma função de certo modo conservadora: estudar os problemas sociais + ataca-los = soluciona-los! E aí a frase muito famosa de Augusto Comte “Amor, Ordem e Progresso!”.
















REPÚBLICA VELHA (1889– 1930)

Com o fim da monarquia, por volta de 1840, a abolição da escravatura e o início da industrialização em nosso país, deu-se em 1889 a proclamação da república. Os militares Deodoro da Fonseca (1827-1892) e Floriano Peixoto (1839-1895) mantiveram-se no comando provisoriamente da república nos primeiro cinco anos de existência do novo regime. Esse período ficou conhecido como República daEspada (1889-1894).
Durante esses cinco anos, o marechal Deodoro da Fonseca, que fez a constituição da república, que foi promulgada em 1891, e depois o marechal Floriano Peixoto deu sequência, validou a república no Brasil.

POLÍTICA DO CAFÉ COM LEITE
Em 1894 foi instituída uma nova forma de governo conhecida como República Velha ou República do Café com Leite, recebeu esse nome devido a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Era vargas e República Velha República Velha
  • República velha
  • republica velha
  • República Velha
  • republica velha
  • República velha
  • Republica velha
  • republica velha

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!