República Oligárquica

Páginas: 8 (1937 palavras) Publicado: 3 de junho de 2014
Dom Pedro I caiu porque o viam muito como uma pessoa autoritária, por causa do poder moderador e pq não tinha um produto para o Brasil.
Já dom Pedro II era igual porém havia o café como produto no brasil.
Em 1870 começou a balançar o governo de D. Pedro II.
Começou uma guerra entre a elite do Vale do Paraíba e a elite do Oeste Paulista.
Vale do Paraíba – Usava o trabalho escravo como m.o,técnicas rudimentares, produziam café mas em baixa escala.
Oeste Paulista – Imigrantes como mão de obra, modernização, grande produção de café.
D Pedro II não queria apoiar nenhuma das duas elites pois se apoiasse uma a outra se revoltaria. Queria portanto ajudar as duas elites porém D. Pedro II não queria tocar na ferida que era o fim da escravidão pois se não o Vale do Paraíba se revoltaria poistinham como mão de obra o trabalho escravo.
Começou uma pressão da Inglaterra para colocar o fim da escravidão pois não queriam que o Brasil gastasse dinheiro comprando escravos e sim comprando produtos ingleses. Então em 1845 a Inglaterra propôs a lei Bill Aberdeen que declarava a proibição do tráfico negreiro no mundo. No entanto a elite não importava-se com essa lei.
Então a Inglaterra chegoupara D Pedro II dizendo que não dava mais para ter escravos. Então D. Pedro fez a Lei Eusébio de Queiros que proibia o trafico negreiro no Brasil, mas (a elite) não deixaram de comprar escravos, aumentando a compra dos mesmo como meio de prevenção.
Questão Christie – Inglaterra acusou o Brasil de naufragar um navio de mercadorias, e cobrou d Brasil as perdas, porém o Brasil disse que não pagariae cortou relações com a Inglaterra. Porém um tempo depois o Brasil pede desculpas públicas á Inglaterra.
Escravidão – Com a Eusébio, tinha uma baixa oferta de escravos os preços aumentam, o escravo fica mais caro ainda, e a Lei Áurea era eminente porém o Brasil adia isso para não prejudicar a elite do Vale do Paraíba, porém D Pedro estava sendo pressionado por outros setores como o oeste da elitepaulista, filósofos, exército, Inglaterra e etc.
D Pedro fez leis paliativas para “adiar” a lei áurea.
- A Lei do Ventre Livre: todo filho de escravo era livre. Se o filho completasse 9 anos e não ficasse independente da mãe ele se tornaria escravo a só com 21 anos poderia se libertar.
- A Lei do Sexagenário : todo escravo com mais de 60 anos estava livre, porém a expectativa de vida de umescravo era 30 anos.
1888- Assina a Lei Áurea, caindo o “pé” da escravidão

Outro pé que começou a cair foi o pé dos militares. Quando a família real veio ao Brasil foi criada a Marinha (ainda não havia exército), e os oficiais da marinha tinham muito poder político e prestígio.
Começa então a Guerra do Paraguai:
Tríplice Aliança x Paraguai
Tríplice Aliança era muito ajudada pela InglaterraParaguai não tinha saída pro mar, querendo então uma saída, pegando a Bacia do Prata (Sul do Uruguai e Norte da Argentina), queria isso para ter uma saída e escoar produtos. Paraguai era uma ex colônia espanhola, conquistou independência em 1811. Era uma potencia em ascensão (já tinha abolido a escravidão, tinha indústrias, universidades e etc). A Inglaterra odiava que as ideias do Paraguai seespalhassem pela américa latina.
Dessa forma a Inglaterra começa a financiar essa guerra, pagando armas, canhões e etc.
Como o Brasil lucraria se não tinha exército? Ele cria um exército para essa guerra.
Em 1871 acaba a guerra e o Brasil vence a guerra (Maior vencedor foi a Inglaterra pois manteve sua hegemonia, faz com que o Brasil aumente sua dívida devido ao “empréstimo”). Paraguai então édestruído.
Paraguai da terras ao Brasil, dívida enorme, massacre de 600.000 pessoas (homens). Não sobrou homem, o que fez o Paraguai investir na natalidade.
Brasil mantém sua hegemonia na bacia do pacífico com um peso grande para a américa do sul. Mas aumenta a dívida externa. D Pedro então é obrigado a aumentar os impostos.
100.000 soldados mortos na guerra e gde participaçãoo de escravos na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A república oligárquica
  • REPUBLICA OLIGÁRQUICA
  • República Oligárquica
  • republica oligarquica
  • Republica Oligarquica
  • republica oligarquica
  • República Oligárquica
  • República Oligárquica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!