República de platão

Páginas: 3 (721 palavras) Publicado: 30 de outubro de 2012
República de Platão Livro II : justiça ou injustiça.

Roteiro:
Questão: Justiça ou injustiça
Sócrates: Comparando as cidades
Educação dos Guardiões.

Conversa de Glauco e Sócrates sobre apergunta de Trasímaco sobre justiça: Do ponto de vista de Sócrates justiça, se da no entender dos bens desejáveis, para Glauco a maioria das pessoas acreditava que justiça é um bem penoso praticado porcausa das aparências e em função do que se pode receber em troca.
Sócrates concorda, mas diz que a injustiça é um bem e sofrer injustiça é um mal. As pessoas convenceram que é mais vantajoso chegarem um acordo para não cometer nem sofrer injustiças, desse acordo surgiram as leis e o que elas impuseram tomou o nome de justiça e legalidade; por conta disso a justiça nada mais é do que aimpossibilidade de praticar injustiças.

Adimanto irmão de Glauco faz seus comentários:

“As pessoas apreciam a justiça não por si mesmas, mas pela boa reputação que ela causa, os poetas falam da justiçacomo algo belo, porem trabalhoso, e ao mesmo tempo vê a injustiça como algo prazeroso mais difícil de realizar, e o argumento mais forte é que a sorte que o quanto nos reservada pelos Deuses os bons eos maus, sempre haverá “charlatões” para convencer os poderosos que de certa forma por meio de encantamentos e ritos purificados”.
Com todas as desavenças entre justiça e injustiça os jovens passama acreditar que não existem injustiça e o que vale é praticar a justiça o que seria uma aparente respeitabilidade; não se prova que a justiça é um bem que devemos praticá-la sem levar em contareputação, honras e vantagens. Dessa forma Sócrates afirma que a justiça é desejável por si mesma, então ele tem que provar que a justiça é superior a injustiça, e também dar as razoes pelas quais uma é um beme a outra um mal independente de ser visível ou não e qual o efeito para cada uma delas.
Glauco e Adimanto seguiam com essa tese de que a justiça deve ocorrer sem a preocupação de status ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A república de platão
  • A república
  • República de Platão
  • A República de Platão
  • republica de platao
  • Platão
  • A república de platão
  • Republica de platão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!