República de camarões

Páginas: 28 (6795 palavras) Publicado: 29 de janeiro de 2013
Demografia



Lema: Paix, Travail, Patrie
(Francês: Paz, Trabalho, Pátria)


Nome oficial: República de Camarões (République du Cameroun / Republic of Cameroon
Nacionalidade: Camaronesa
Data nacional: 20 de maio (Dia da Pátria).
Línguas oficiais: Inglês, e Francês, línguas regionais (principais: fang, bamilequê, duala).
Religião: cristianismo 52,2% (católicos 34,7%,protestantes 17,5%), animismo 26%, islamismo 21,8% (1990
Capital: Yaoundé
Maior cidade: Douala
Presidente:Paul Biya
Primeiro-ministro: Peter Mafnay Musonge
Área: 52º
- Total : 475,440 km²
- % água : 1.3%
População: 60º
- Total: 15,746,179
- Densidade: 34/km²
Independência da França
- Data 1 de Janeiro de 1960
Moeda: Franco CFA (XAF)
Fuso horário: UTC+1
Hino nacional: Chant deRalliement (Cântico de reunião)
TLD (Internet): cm
Código telefónico: 237
Principais religiões: cristianismo, islamismo e crenças africanas
Expectativa de vida: 55 anos (homens), 57 anos (mulheres)
Principais produtos de exportação: petróleo e derivados, cacau, café, algodão, alumínio e madeira
Renda per capita: US$ 570
RELAÇÕES EXTERIORES: Organizações: Banco Mundial, Comunidade Britânica,FMI, OMC, ONU, OUA.
Embaixada: Tel. (61) 3248-5403, fax (61) 3248-0443 - Brasília, DF•.
Demografia dos Camarões :Os Camarões são um país africano, limitado a oeste e a norte pela Nigéria, a leste pelo Chade e pela República Centro-Africana, a sul pelo Congo, pelo Gabão e por Mbini (Guiné Equatorial) e a oeste pelo Golfo da Guiné, através do qual faz fronteira com a Guiné Equatorial, via a ilha deBioko. Capital: Yaoundé.
Perfil: Camarões
Camarões é auto-suficiente na produção de alimentos, produz petróleo e tem um dos menores índices de analfabetismo da África (28%). Apesar disso, desde meados dos 80, o país enfrenta graves problemas econômicos.
A crise é em grande parte resultado dos crescentes gastos militares, alimentadospela disputa com a Nigéria pela península de Bakassa, área rica em petróleo. Também prejudica o desenvolvimento econômico a corrupção generalizada, que afugenta investidores.
O país se tornou independente da França em 1960. No ano seguinte, ganhou a forma atual, com sua unificação com o território britânico de Camarões. Nas duas décadas após a independência, Camarões foi governado pelopresidente Ahmadou Ahidjou, que instaurou um regime autoritário de partido único.
Sob seu governo, o país recebeu investimentos em educação, saúde, agricultura e transporte. Em 1982, Ahidjou foi sucedido pelo primeiro-ministro Paul Biya, até hoje na Presidência.
Depois de dez anos no cargo, Biya permitiu a realização de eleições presidenciais multipartidária, vencidas por ele mesmo. Cinco anos maistarde, foi reeleito em eleições marcadas por irregularidades e boicotadas pelos principais partidos de oposição. Em 1986, Camarões ganhou destaque na imprensa mundial. Motivo: gases venenosos emitidos pelo Lago Nios provocaram a morte de quase 2 mil pessoas.
História dos Camarões
Primórdios
Provavelmente os primeiros habitantes dos Camarões foram os Bakas, tribos de Pigmeus que ainda vivem nasflorestas do sudeste do país. A língua Bantu teve a sua origem nas terras altas dos Camarões, mas a muitos dos falantes partiram antes da chegada dos primeiros invasores.
Entre os finais da década de 1770 e o início de 1800, os Fula, um povo islâmico conquistou a maior parte das terras que actualmente constituem o norte dos Camarões, subjugando ou desalojando os habitantes, na maioria não muçulmanos.Apesar da chegada dos portugueses à costa dos Camarões datar do século XV, a malária impediu os europeus de se instalarem e conquistarem os territórios do interior até ao final da década de 1870, quando grandes quantidades de quinino se tornaram disponíveis. No início, os europeus estavam sobretudo interessados em comerciar, o que faziam na zona costeira, e adquirir escravos. O comércio de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Camarões
  • Camarões
  • CAMARÕES
  • camarões
  • Camarões
  • Camaroes
  • Camaroes
  • camarões

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!