República da espada

Páginas: 2 (427 palavras) Publicado: 27 de março de 2012
De 1889 a 1894 é conhecido como a República da Espada, sendo o sistema de governo responsável pelo fim da Monarquia Brasileira e instaurando aquele que por muitos é considerado o primeiro governoditatorial do Brasil.
Foi uma ditadura militar governado por dois militares, os marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto. Durante este período transacional, foram comuns os levantes populares, ea repressão a focos de resistência simpáticos ao Imperador Dom Pedro II.
O Império não mais representava os interesses dos grandes cafeicultores do oeste paulista e, ao abolir a escravidão, deixou deter o apoio dos velhos fazendeiros escravocratas. Os grupos urbanos dos mais humildes aos mais abastados, também não se consideravam representados pelo império. O café era, de longe, o nossoprincipal produto de exportação, alem de apresentar-se como o maior empregador e dinamizador da economia interna. Por isso, os interesses dos cafeicultores estavam sempre em primeiro plano, durante o períododa “República Velha”.
Uma junta militar encabeçada por Deodoro da Fonseca governou o Brasil entre 1889 e 1894, quando eleições indiretas o elegeram presidente, com Floriano como vice. Entretanto,Deodoro renunciou no mesmo ano, com problemas de saúde que o afligiam havia anos, e com graves problemas políticos, como atritos com a oligarquia cafeeira, greves, e a Primeira Revolta da Armada.Floriano Peixoto assumiu a presidência, e entre seus atos, estatizou a moeda, estimulou a indústria, baixou o preço de imóveis e alimentos. Floriano também repreendeu movimentos monarquistas, e entre seusatos, proibiu o Jornal do Brasil, na época com inclinações monarquistas, de circular até o final de seu governo.
Floriano angariou a confiança da população de maneira geral, e consolidou a República.Entretanto, enfrentou a Revolução Federalista no Rio Grande do Sul, que só terminaria com vitória das tropas republicanas após o governo de Floriano Peixoto, em 1895. Também enfrentou a Segunda...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • republica da espada
  • REPUBLICA DAS ESPADAS
  • República das Espadas
  • republica da espada
  • Republica da Espada
  • Republica da Espada
  • A republica da espada
  • Republica da espada

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!