República brasileira

Páginas: 20 (4982 palavras) Publicado: 1 de junho de 2011
República Brasileira

O período que vai de 1889 a 1930 é conhecido como a República Velha. Este período da História do Brasil é marcado pelo domínio político das elites agrárias mineiras, paulistas e cariocas. O Brasil firmou-se como um país exportador de café, e a indústria deu um significativo salto. Na área social, várias revoltas e problemas sociais aconteceram nos quatro cantos doterritório brasileiro.

A República é um governo que procura atender aos interesses gerais de todo o cidadão. É o povo que elege o seu Chefe de Estado, aquele que exercerá um mandato temporário. A Origem da República teve inicio com o primeiro partido republicano no Brasil, (PRP) Partido Republicano Paulista, criado em 1873 na convenção de ITU.

Em 15 de novembro de 1889 o movimentomilitar liderado pelo marechal Deodoro da Fonseca sob a primeira bandeira criada por Rui Barbosa, proclamou a republica e se tornou chefe do governo provisório, suas primeiras atitudes como Chefe de Estado foram banir a família imperial, que deixou o Brasil na madrugada de 17 de novembro de 1889, transformação das antigas Províncias em Estados, subordinação das forças armadas ao novo governo,determinação do Rio de Janeiro como sede provisória do governo federal, extinção do conselho de Estado, dissolução da câmara dos deputados a grande naturalização, ou seja, a cidadania brasileira para todos os estrangeiros residentes no Brasil, que assim desejassem, separação da Igreja do Estado.

A República da Espada

Que ocorreu de 1889 a 1894, sobre a liderança do marechal Deodoro da Fonseca nosprimeiros cinco anos que em 1891 renunciou, teve como sucessor o militar e vice-presidente Floriano Peixoto que intensificou a prática já usada anteriormente, a repressão aos que ainda davam apoio à monarquia.

A Constituição de 1891- Primeira Constituição Republicana

Havia a necessidade da elaboração de uma nova constituição, pois a antiga seguia os ideais da monarquia.

A novaconstituição garantiu alguns avanços e implantou o voto universal para os cidadãos, mas com limitações (mulheres, analfabetos, militares de baixa patente ficavam de fora). A constituição instituiu o presidencialismo e voto aberto.

Repúblicas das Oligarquias

O período que vai 1894 a 1930 foi marcado pelo governo de presidentes civis ligados as elites agrárias, que alternavam o poderentre dois partidos, PRP (Partido Republicano Paulista) e o PRM (Partido Republicano Mineiro).

Os presidentes implementavam políticas que beneficiaram o setor agrário do país principalmente, os fazendeiros de café do oeste paulista.

Durante este período surgi o tenentismo, movimento militar de caráter político contra a oligarquia, defendiam a moralidade política, as mudanças nosistema eleitoral (voto secreto) e transformações no ensino público, ligados ao tenentismo temos a revolta dos 18 e a coluna prestes.

Política do Café com Leite

Como São Paulo e Minas Gerais eram os Estados mais ricos do país dominavam o cenário político; saindo das elites paulistas (café) e mineiras (leite), os presidentes favoreciam o setor agrícola e pecuário, sofrendo duras críticasdos empresários ligados a indústria em expansão neste período, esta política, abandonando as regiões centro-oeste, nordeste e norte, neste período tiveram seus problemas sociais agravados.

Política dos Governadores

Baseada no governo do presidente paulista Campos Salles, visava manter no poder as oligarquias por meio de favorecimento entre governadores e presidente antes e depois dacandidatura presidencial.

O Coronelismo

Durante os anos iniciais da república, a figura do coronel era muito comum nas regiões do interior do Brasil, que utilizavam seu poder econômico para garantir seus candidatos no poder, as ferramentas usadas nesse período eram: a compra de votos, voto de cabresto, violência, troca de favores, votos fantasmas e fraudes eleitorais.

Convênio de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O que é a República Brasileira
  • Republica Brasileira
  • Republica brasileira
  • Economia Brasileira na República
  • Ensino na República Velha Brasileira
  • Rebeliões na Primeira República brasileira
  • A primeira republica brasileira
  • a industria brasileira na 1ª republica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!