Reorganização societaria - fusão

Páginas: 16 (3760 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2011
CENTRO UNIVERSITÁRIO MONTE SERRAT

REORGANIZAÇÃO SOCIETÁRIA - FUSÃO

SANTOS
2010

RESUMO: Neste estudo nosso grupo buscou aprofundar seus conhecimentos sobre as reorganizações societárias, abrangendo a Fusão de uma maneira clara e objetiva, mostrando os critérios e a legislação vigente para que se processem estas operações e demonstramos contabilmente os efeitos ocorridos antes e após aimplementação destas reestruturações. A fim de ter um maior proveito foram escolhidos tópicos a serem trabalhados individualmente e revisados por todo o grupo.
Com base em pesquisa estaremos explanando mais profundamente esse assunto e suas particularidades, tentando levar aos demais um entendimento melhor. Com a finalidade de captação de recursos as empresas buscam a ampliação do espaço econômicoa fim de viabilizar a operação e a continuidade das inovações, constituindo-se em um processo intermediário dentro da tendência financeira.

PALAVRAS-CHAVE: Fusão, Empresa, Reestrutura.

ABSTRACT: In this study, our group sought to deepen their knowledge on corporate reorganizations, including the merger of a clear and objective manner, showing the criteria and legislation so that theseoperations are carried accounting and demonstrate the effects that occurred before and after the implementation of these restructuring. To take a better advantage were chosen topics to be addressed individually and reviewed by the entire group.
Based on research we will be explaining further this issue and its merits, the other trying to get a better understanding. With the purpose of fundraisingcompanies seek to expand the economic space to accommodate the operation and continuity of innovations, thus becoming an intermediate process in the financial trend.

KEY-WORKS: Merger, Company, Restructures.
Sumário
INTRODUÇÃO 4
Aspectos Conceituais 4
Razões para a realização da Fusão 5
Características para a realização da Fusão 6
Aspectos legais e societários 7
Embasamento Legal 7Acionistas 8
Credores 8
Procedimentos na Fusão 9
Protocolo 9
Justificação 10
Formação de Capital 11
Deliberação e Registro 11
Aspectos Contábeis 12
Lançamentos Contábeis 13
O Resultado do Exercício 15
Aspectos Fiscais 16
Ganho e Perda de Capital 16
Aquisição com Ágio e Deságio 17
Obrigações Trabalhistas 18
CONSIDERAÇÕES FINAIS 19
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 20

INTRODUÇÃO
Nestestempos de economia globalizada, temos assistido a uma forte tendência mundial no sentido da concentração das atividades produtivas em torno de um número cada vez mais reduzido de grupos econômicos. Essa tendência explica-se, fundamentalmente, pela concorrência cada vez mais acirrada entre as empresas e pelo fato de essa concorrência impor uma otimização no processo produtivo e no funcionamentodesses entes econômicos, o que possibilita a redução de custos e, por conseguinte, a colocação de produtos mais competitivos e diversificados no mercado, com vistas a agregar o máximo possível de valor. Diante desse quadro, as empresas que pretendem se tornar mais competitivas, seja para poderem abarcar uma fatia mais significativa do mercado, seja para não serem engolidas pela concorrência, têm quedesenvolver estratégias que muitas vezes envolvem a reorganização societária.
Entre essas estratégias, destaca-se a fusão de empresas, que pode ter por motivação, além dos aspectos já mencionados anteriormente, a internacionalização das atividades operacionais, a redução de tributos, a diversificação das atividades, a busca de economias de escala, entre outros. Para que essa forma dereorganização societária possa se concretizar, faz-se necessário o atendimento de várias exigências de natureza contábil, societária e legal.

ASPECTOS CONCEITUAIS
É a adesão de duas ou mais sociedades que se extinguem formando uma nova e única empresa, que as sucede em direitos e obrigações. Portanto, não importa na dissolução das sociedades fundidas, mas na extinção formal das sociedades que lidaram...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Reorganização societária, fusão cisão e incorporação
  • Reorganização societárias, cisao fusao e incorporação
  • Reorganização societária, fusão cisão e incorporação
  • Mecanismos de reorganização societária: fusão, cisão e incorporação.
  • Reorganização Societaria
  • Reorganização societária
  • Reorganização societária
  • Reorganização societaria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!