Reorganização societária

Páginas: 20 (4930 palavras) Publicado: 28 de março de 2012
1. INTRODUÇÃO


Este trabalho vem mostrar e demonstrar através de pesquisas bibliográficas e artigos atuais, a importância e o crescimento no Brasil e no mundo de empresas que vêm passando pelo processo de Reorganização Societária.

Em tempos de competição globalizada, as empresas para sobreviverem têm de buscarmecanismos internos no sentido de maximizar seus ganhos, minimizar os custos financeiros e tributários e ainda alcançar a satisfação do cliente através de produtos e serviços concebido dentro dos padrões de qualidade internacionais.

Para ganhar mercado com tecnologia e fortalecer seu patrimônio, grandes grupos empresariais estão se unindo, surgindo novos grandes grupos embusca de mercados cada vez mais competidores, fortalecendo principalmente o valor de suas ações no mercado financeiro.

A cada dia surgem processos de Reorganização Societária, como fusão, incorporação e cisão, que são os mais comuns. São processos dos mais simples aos mais complexos, envolvendo pequenos e grandes volumes de negócios.

Aseguir será apresentado uma síntese do que é Reorganização Societária, seus objetivos, finalidades e como deve ser os procedimentos desses processos, que vai desde as partes preliminares até as demonstrações contábeis após a conclusão da operação.






2. REORGANIZAÇÃO SOCIETÁRIA

2.1 CONCEITO GERAL

Reorganização Societária, é uma opção de planejamentofinanceiro, tributário e sucessório. Os procedimentos de reorganização das empresas encontram-se disciplinados na legislação das sociedades anônimas, mas se aplicam a qualquer tipo societário.

A competição globalizada aliada a conhecimentos tecnológicos de última geração, faz com que concorrentes tão longínquos roubem cativos clientes sem que se dê conta. Aí vê-se que é necessárioe urgente rever processos de reorganização empresarial, racionalizar custos, implementar planejamentos financeiros, tributários e até mesmo sucessórios, no sentido de resguardar o patrimônio de tantas intempéries.

Nunca se esteve tão volúvel como agora. A riqueza que antes ficava reservada a sobrenomes, marcas e tradição, nos tempos atuais muda constantemente de mãos. OCapital financeiro que ainda insiste em ser a base da produção da riqueza e geradora de dividendos, muitas vezes perde lugar para o dono do conhecimento: o capital intelectual.

Até há pouco tempo vivia-se resguardados por algumas crenças ortodoxas. Acreditava-se na força da tradição, na solidez das empresas, e no patrimônio consolidado, capaz de gerar benefícios permanentes paraos sócios ou acionistas atuais, como para as gerações futuras. Isso tudo mudou. Pode-se anoitecer sólidos e amanhecer com fraturas expostas, difícieis de se consertar.

A mudança das formas de comercialização e distribuição; o surgimento de necessidades de novas formas de consumo aliadas a novos produtos, tende a colocar o empresariado sob alerta e com dinamismo capaz derealizar mudanças bruscas quase que constantemente, sob pena de ver sua empresa caindo na “mesmice”, sem acompanhar a evolução tecnológica natural globalizada.

A REORGANIZAÇÃO SOCIETÁRIA NO PANORAMA GLOBAL

Antes mesmo de se falar do panorama global da Reorganização Societária, é essencial transcrever um texto dos professores GolbertoRodrigues e Clovis Brigagão, a propósito da “globalização econômica”:

“ Esta expressão está sendo muito utilizada cada vez mais para significar que os capitais e a produção econômica deslocam-se e fixam-se em qualquer lugar do planeta com rapidez e agilidade nunca vista antes... Várias são as faces da globalização econômica. As principais são: a financeira (o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Reorganização societária
  • Reorganização societaria
  • Reorganização Societária
  • Reorganização societária: necessidade e oportunidade
  • Reorganização societaria
  • Reorganização societária, fusão cisão e incorporação
  • REORGANIZAÇÃO SOCIETÁRIA COMO FORMA DE PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO
  • Reorganização societárias, cisao fusao e incorporação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!