REORDENAMENTO DE UMA PARTE DO BAIRRO DO CHAMANCULO

2801 palavras 12 páginas
ÍNDICE

1. INTRODUÇÃO

Assentamento informal é na maioria dos casos, a consequência de um processo longo e complexo de ajustamento das famílias, e dos indivíduos, a condições adversas onde os seus interesses, muitas vezes opostos, encontram formas de coexistência num equilíbrio precário mas, apesar de tudo, reconhecido por todos dentro do assentamento informal, ainda que tal nem sempre pressuponha o reconhecimento oficial pelas autoridades.
"Os subúrbios são bairros erguidos arbitrariamente, sem plano pré-concebido, condenados a um dia ficarem aglutinados pela cidade, o seu enquadramento, num futuro plano de urbanização geral, virá a constituir sério problema" (Mendes, 1985).
Na tentativa de melhorar as condições habitacionais dos nativos nos subúrbios, foram ensaiadas algumas acções de reordenamento. Os primeiros exemplos evidentes desta política são o núcleo central do Bairro de Xipamanine e o da Munhuana.
O Bairro de Xipamanine/Chamanculo foi construído em 1919 com a finalidade de integrar social e urbanisticamente os nativos vindos do mato. Existe muito pouca documentação acerca do Bairro e, por conseguinte, torna-se difícil conhecer as normas seguidas para a sua ocupação. Por contactos informais com os funcionários da Câmara, soube que na altura, os autóctones não o queriam habitar e a isso foram obrigados sob a ameaça de perderem o emprego. O então presidente da Câmara, que era simultaneamente director dos Caminhos de Ferro, procedeu à distribuição das casas não só pelos serventes da Câmara, como também pelos funcionários dos Caminhos de Ferro".
O Bairro de Chamanculo situa-se na Cidade de Maputo. Um dos maiores bairros informais da cidade, onde se pode verificar claramente o assentamento informal. O Bairro divide-se em Chamanculo ''A'', ''B'', "C", etc. No bairro ''A'' as habitações, apesar de degradadas devido ao seu tempo de vida e falta de manutenção, estão devidamente construidas e Organizadas. Enquanto que no restante do bairro

Relacionados