reologia

Páginas: 9 (2028 palavras) Publicado: 21 de maio de 2014
Reologia
É o estudo do fluxo levando em conta as características de viscosidade de pós, líquidos e semi-sólidos, o escoamento e deformação da matéria, ou seja, a reologia é o estudo do comportamento de fluidez. Os componentes dos fluidos podem apresentar diferentes formas geométricas, características diversas de ligação, tamanhos variados, que lhe conferem comportamentos distintos.
É a parteda físico-química que investiga as propriedades e o comportamento mecânico de corpos que sofrem uma deformação (sólidos elásticos) ou um escoamento (fluido: líquido ou gás) devido à ação de uma tensão de cisalhamento (num corpo sujeito a uma força cortante, força por unidade de área da seção transversal.
O entendimento e o controle das propriedades reológicas é de fundamental importância nafabricação e no manuseio de uma grande quantidade de materiais (borrachas, plásticos, alimentos, cosméticos, tintas, óleos lubrificantes) e em processos (bombeamento de líquidos em tubulações, moldagem de plásticos). Os materiais são divididos em duas categorias gerais, dependendo de suas características de fluxo: newtonianos e não-newtonianos.

Fluido newtoniano
São líquidos puros e soluçõesdiluídas exibem esse fluxo, o que significa que a sua viscosidade ŋ é caracterizada por um único valor. A relação entre força de cisalhamento (F/A) e velocidade de cisalhamento (dv/dr) é linear: um gráfico com esses dois parâmetros é representado por uma reta onde o ângulo ŋ é constante e a linha passa pela origem.
Esta classe abrange todos os gases e líquidos não poliméricos e homogêneos. Muitos fluidossão newtonianos, como a água, leite, solvente, soluções de sacarose, soluções muito diluídas, óleos minerais, óleos vegetais e fluidos de silicone.


Fluido não-newtoniano
São substâncias fluidas que têm a sua viscosidade aumentada quando submetidas à forças externas. Se você aplicar mais força, o fluido se torna sólido (ou quase isso), se aplicar pouca força, o fluido se torna líquido. Emrelação entre a taxa de deformação e a tensão de cisalhamento não é constante. Este se divide em fluxo plástico, pseudoplástico e dilatante.
• Dilatante: a viscosidade aumenta com o aumento da tensão.
• Pseudoplástico: a viscosidade diminui com o aumento da tensão
• Binghamianos: estes fluídos requerem a aplicação de uma tensão para que seja causada uma deformação. Quando submetidos apequenas tensões se comportam como sólidos. É o caso mais simples dos fluídos não-Newtonianos. Exemplo disso são as lamas de perfurações.
Um exemplo barato e não tóxico de um fluido não-newtoniano pode ser feito facilmente adicionando-se amido de milho em água. A s partículas de amido “se esfregam” quando tentam se mover e daí vêm a sua alta viscosidade. Mas, quando fazemos força externa sobre estamistura, o atrito de esfregação entre as partículas cresce bastante a ponto de oferecer uma resistência muito maior do que a esperada e que faz com que a mistura líquida mais pareça um sólido.Quando a suspensão estiver próxima da concentração crítica, também chamada propriedade "dilatante" deste fluido não newtoniano, se torna aparente. A propriedade pseudoplástica torna-se evidente na agitação demolho de tomate, onde temos uma diminuição da viscosidade.




Extrussibilidade

Processo de forçar uma massa semi-sólida através de um orifício; ex. creme dental.

Compressibilidade

Consiste na capacidade de um corpo ou substância para reduzir o seu volume quando se encontra submetido a pressões em todas as partes, ou seja, a capacidade que um fluido possuide o volume por ele ocupado variar em função da pressão. Os gases apresentam elevada compressibilidade, enquanto que os líquidos e os sólidos possuem uma baixa compressibilidade. A pressões normais, os líquidos podem ser considerados praticamente incompressíveis. Dentro dos limites em que a Lei de Hooke é válida, a compressibilidade é independente da pressão.
Nos gases é usual efectuar a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Reologia
  • Reologia
  • Reologia
  • Reologia
  • Reologia
  • reologia
  • Reologia
  • Reologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!