reolatório de física

Páginas: 5 (1002 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Laboratório Física I





Experimento: Lançamento de Projéteis








FERNANDA C. C DE ASSIS RA:20132101
ADAN GIMENES RA: 20132362
GUILHERME PATARO RA:20132113








Americana, Novembro de 2013
Objetivo

Analisar o movimento bidimensional de um projétil executando medidas de alcance e de altura. Relacionar a altura de lançamento com o alcance.


1.Introdução:
O Lançamento Horizontal pode ser considerado, de acordo com o princípio da simultaneidade, como o resultado da composição de dois movimentos simultâneos e independentes: queda livre (movimento vertical, sob ação exclusiva da gravidade, sendo uniformemente variado, pois sua aceleração se mantém constante) e movimento horizontal (movimento uniforme, pois não existe nenhuma aceleraçãona direção horizontal; o móvel o realiza por inércia, mantendo a velocidade com que foi lançado).
Em cada ponto da trajetória, a velocidade resultante do projétil, cuja direção é tangente à trajetória, é dada pela soma vetorial da velocidade horizontal que permanece constante, e da velocidade vertical, cujo módulo varia, pois a aceleração da gravidade tem direção vertical.
Assim, no lançamentohorizontal, à medida que o móvel se movimenta, o módulo de sua velocidade cresce em virtude do aumento do módulo da componente vertical.
2 FUNDAMENTAÇÕES TEÓRICAS
As fórmulas utilizadas para a realização da experimentação foram as seguintes:
S = Δs ± R (1)
Vy = Voy – g.t (2)
Vx = Vox (3)
Sy = Soy + Vo.t – g.t²/2 (4)
Sx = Sox + Vox.t (5)
Vy2 = Voy2 – 2g.ΔS (6)
A fórmula (1) é utilizada paraencontrar o alcance, onde, Δs é a distância entre marca feita abaixo do prumo e a marca correspondente ao centro do círculo formado entre os pontos, e R é o raio do círculo.
A fórmula (2) é utilizada para encontrar a velocidade vertical, onde possui aceleração gravitacional negativa, pois esta em queda livre.
A fórmula (3) é utilizada para demonstrar que a velocidade horizontal é constante.
Afórmula (4) é utilizada para encontrar o espaço percorrido no eixo y, onde também possui aceleração gravitacional negativa.
A fórmula (5) é utilizada para encontrar o espaço percorrido no eixo x, que representa um movimento retilíneo uniforme.
A fórmula (6) é utilizada para encontrar a velocidade no eixo y, quando o tempo não é definido.





. Material Utilizado

Rampa de lançamento;Esfera metálica;
Régua;
Cronômetro;
Papel carbono;
Cartolina branca; Prumo;
Trena





PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Parte 01
1. Inicialmente com a rampa montada sobre a mesa, foi solta uma esfera de aço de um determinado ponto da rampa e observado o ponto em que ela atingiu o solo.
2. Observado o ponto, posicionamos a cartolina no chão e colocamos sobre a cartolina o papelcarbono de modo que todos os pontos de impacto da esfera pudessem ser registrados no papel. Em seguida, fixamos a cartolina no chão com fita adesiva.
3. Fizemos anotações do papel em relação à rampa de lançamento e também em relação à altura da rampa de lançamento
4. A esfera foi solta cinco (5) vezes, sempre do mesmo ponto da calha,e com o cronometro medimos o tempo em que a esfera demorou paraatingir o chão. Procuramos ter o maior cuidado para não alterar a posição inicial da rampa de lançamento.
5. Feitos os lançamentos, com a fita métrica medimos a distancia alcançada pela bola ao atingir o chão, removemos cuidadosamente o papel. Consideramos o eixo x na direção da trajetória da esfera, iniciando então as medições das pintas com a fita métrica e anotamos as coordenadas Xi doscentros das pintas em relação à base. Em seguida, calculamos:


Veja a tabela a seguir:



´




Parte 02
1. Num segundo momento, diminuímos a altura em que a esfera foi solta da rampa e observamos o ponto em que atingiu o chão.
2. Posicionamos a cartolina com a folha de carbono, de modo que a espera não caísse fora dos limites do papel;
3. Lançamos a esfera cinco (5) vezes da rampa,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Física e física
  • Fisica
  • Física
  • Fisica
  • fisica
  • Fisica
  • Fisica
  • fisica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!