reolatório de física

1002 palavras 5 páginas
Laboratório Física I

Experimento: Lançamento de Projéteis

FERNANDA C. C DE ASSIS RA:20132101
ADAN GIMENES RA: 20132362
GUILHERME PATARO RA:20132113

Americana, Novembro de 2013
Objetivo

Analisar o movimento bidimensional de um projétil executando medidas de alcance e de altura. Relacionar a altura de lançamento com o alcance.

1. Introdução:
O Lançamento Horizontal pode ser considerado, de acordo com o princípio da simultaneidade, como o resultado da composição de dois movimentos simultâneos e independentes: queda livre (movimento vertical, sob ação exclusiva da gravidade, sendo uniformemente variado, pois sua aceleração se mantém constante) e movimento horizontal (movimento uniforme, pois não existe nenhuma aceleração na direção horizontal; o móvel o realiza por inércia, mantendo a velocidade com que foi lançado).
Em cada ponto da trajetória, a velocidade resultante do projétil, cuja direção é tangente à trajetória, é dada pela soma vetorial da velocidade horizontal que permanece constante, e da velocidade vertical, cujo módulo varia, pois a aceleração da gravidade tem direção vertical.
Assim, no lançamento horizontal, à medida que o móvel se movimenta, o módulo de sua velocidade cresce em virtude do aumento do módulo da componente vertical.
2 FUNDAMENTAÇÕES TEÓRICAS
As fórmulas utilizadas para a realização da experimentação foram as seguintes:
S = Δs ± R (1)
Vy = Voy – g.t (2)
Vx = Vox (3)
Sy = Soy + Vo.t – g.t²/2 (4)
Sx = Sox + Vox.t (5)
Vy2 = Voy2 – 2g.ΔS (6)
A fórmula (1) é utilizada para encontrar o alcance, onde, Δs é a distância entre marca feita abaixo do prumo e a marca correspondente ao centro do círculo formado entre os pontos, e R é o raio do círculo.
A fórmula (2) é utilizada para encontrar a velocidade vertical, onde possui aceleração gravitacional negativa, pois esta em queda livre.
A fórmula (3) é utilizada para demonstrar que a velocidade horizontal é constante.
A

Relacionados