Renzo piano

Páginas: 8 (1780 palavras) Publicado: 11 de abril de 2012
Introdução

A arquitetura refere-se à arte ou a técnica de projetar e edificar o ambiente habitado pelo ser humano. Neste sentido, a arquitetura trata destacadamente da organização do espaço e de seus elementos: em última instância, a arquitetura lidaria com qualquer problema de agenciamento, organização, estética e ordenamento de componentes em qualquer situação de arranjo espacial. Noentanto, normalmente a arquitetura associa-se diretamente ao problema da organização do homem no espaço e principalmente no espaço urbano.com isso podemos definir que cada arquiteto tem seu estilo próprio dando mais importâncias aos fatores que julga mais significante.
Renso piano é um arquiteto que da muita importância à natureza e ao contado das pessoas coma a natureza. Ele diz que a natureza daenergisa os ambientes e as pessoas dando à essas mais energia estimulo para desenvolver suas atividades. Trabalha muito com a transparência, planos vazados ou vidro. Suas abras são ousadas, na maioria das vezes, com materiais estilo e estruturas diferenciadas. Renso piano já projetou casas, apartamentos, escritório sem shopping,teatros,igrejas,pontes,navios,barcos,e carros. Segue neste relato,oregistro da vida de Renso piano e suas obras.

Bibiografia

Arquiteto de renome mundial, Renzo Piano nasceu em Génova, Itália, a 14 de Setembro de 1937. Em 1964, com 27 anos, licenciou-se na Escola de Arquitetura do Instituto Politécnico de Milão. Enquanto estudante trabalhou em vários projetos sob a orientação de Franco Albini e acompanhava regularmente as obras de construção de seu pai, o quelhe deu uma experiência notável, quer em termos de arquitetura quer da arte construtiva. Nascido numa família de gente ligada à construção, os seus familiares costumam dizer que, foi uma sorte ele ter contrariado a lógica, e ter-se tornado, antes, num dos maiores arquitetos do mundo.
Entre 1965 e 1970 terminou a sua formação e realizou algumas experiências de trabalho através de viagens de estudona Grã-Bretanha e América.
É por essa altura que conhece Jean Prouvé, arquiteto e designer autodidata, verdadeiro apaixonado pela arte de utilizar e trabalhar o ferro, de quem se torna amigo e cuja amizade irá ter uma profunda influência na sua vida profissional.
Em 1971, Renzo Piano funda com o arquiteto britânico Richard Rogers a agência Piano & Rogers, seu sócio naquele que será o seu primeirogrande projeto de projecção mundial: o Centro George Pompidou, em Paris.
Mais tarde, em 1977, funda o ateliê Piano & Rice, juntamente com o engenheiro irlandês Peter Rice, um especialista em estruturas de aço, profissional que já havia trabalhado com Renzo Piano em muitos projetos e cuja parceria se irá prolongar até à data do seu falecimento, em 1992.
Em 1981, Renzo Piano funda o seu atualateliê, com a denominação de Renzo Piano Building Workshop, abrindo escritórios em Génova, Paris e Nova Iorque.
O ateliê conta com mais de 150 profissionais que com ele trabalham diretamente nas mais diferentes áreas,arquitetos, engenheiros, especialista.em estreita colaboração com alguns gabinetes de arquitetura associados, a que o ligam anos de experiência.
O seu portfólio arquitetônico conta comuma vasta gama de obras muito conhecidas e conceituadas a nível mundial. Uma obra sua, num qualquer lugar, torna-se rapidamente um ícone da cidade, da região ou do país.

Renzo Piano - Principais Projetos Concluídos


1964
Lightweight Structures (Estruturas Leves)
1969
Pavilhão da Indústria Italiana na Expo de Osaka 1970, Japão
1973
Edifício de escritórios para a B & B, Como, Itália1974
Um casa de família, Cusago, Milão, Itália
1977
Centro Georges Pompidou, Paris, França (com Richard Rogers)
IRCAM, Instituto de Investigação Acústica, Paris, França
1979
Participação no projeto para a reabilitação dos centros históricos, Otranto, Itália
1980
VSS veículo Experimental da Fiat, Turim, Itália
1982
Habitação no distrito de Rigo, Perugia, Itália
A. Calder exposição...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RENZO PIANO
  • Renzo Piano
  • Renzo Piano
  • Renzo Piano
  • Renzo Piano
  • Renzo Piano
  • Renzo piano
  • RENZO PIANO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!