Renovar a teoria crítica e reinventar a emancipação social

Páginas: 3 (521 palavras) Publicado: 29 de janeiro de 2014
“O outro grande desafio que nos ajuda o Fórum Social Mundial – porque isso é uma reconstrução teórica minha e de outros companheiros, mas baseada em toda a prática que vai emergindo no mundo – éque estamos vivendo uma nova forma de internacionalismo, e as teorias sociais não estão preparadas para isso.”
Boaventura de Sousa Santos

Este livro reúne os esforços do sociólogo portuguêsBoaventura de Sousa Santos para repensar a teoria crítica diante dos desafios e da diversidade do mundo contemporâneo. Particularmente, a partir da rica experiência de Boaventura como coordenador devários projetos de pesquisa ao redor do mundo e participante e organizador do Fórum Social Mundial.

Um trabalho instigante tanto pelo diálogo com as aflições das lutas sociais do nosso tempo, quantopelo caráter de construção criativa e engajada que lhe confere o sociólogo. Uma reflexão para combater a “razão indolente”, como Boaventura chama as formas acomodadas de pensamento. Uma busca pelasuperação de problemas e contradições da modernidade em um mundo multicultural, sem cair no vazio niilista do pós-modernismo.

Se para Boaventura é impossível criar uma “teoria geral” que dê conta dadiversidade do mundo, ao menos nesse momento, é necessário buscar processos de “tradução” entre diferentes sistemas e culturas que busquem a construção de outro mundo possível. Entender e conciliardiferentes lutas de oprimidos, seja o proletariado, sejam questões de gênero, étnicas ou religiosas.

O livro nasceu de três conferências dadas por Boaventura na Faculdade de Ciências Sociais daUniversidade de Buenos Aires (UBA) em abril 2005. Cada uma delas converteu-se em um capítulo do livro: A sociologia das ausências e a sociologia das emergências: para uma ecologia dos saberes, Uma novacultura política emancipatória e Para uma democracia de alta intensidade.

Além das falas preparadas por Boaventura, o livro traz a riqueza dos debates que se seguiram à sua leitura e se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento Boaventura renovar a teoria critica e reinventar a emancipação social
  • FUNCIONALISMO DA TEORIA SOCIAL CRITICA
  • teoria social critica
  • A INSERÇÃO DA TEORIA SOCIAL CRÍTICA NO SERVIÇO SOCIAL
  • Teoria da educação de e emancipação de Adorno.
  • Serviço Social e Emancipação Humana
  • teoria critica
  • Teoria critica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!