Renonância em tubos sonoros abertos – tubo de kundt

1165 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, SAÚDE E TECNOLOGIA – CCSST
CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS
DISCIPLINA: FISICA EXPERIMENTAL 2

RENONÂNCIA EM TUBOS SONOROS ABERTOS – TUBO DE KUNDT

1. Material Utilizado * 01 gerador de sinais de áudio de dois canais com controles independentes para os osciladores e frequencímetro digital; * 01 conjunto de alto-falante em mesa suporte; * 01 estrutura mecânica central Pablo com tubo sonoro orientador de haste, escala milimetrada; * 01 pá com haste; * 02 cubas coletoras para pó de cortiça * 01 frasco com 10g de pó de cortiça; * Caneta preta

2. Objetivo
Medir os comprimentos de ondas e suas respectivas freqüências de ressonância, bem como calcular a velocidade do som para as várias freqüências e encontrar a média das velocidades. 3. Introdução
Comprimento de onda é a distância entre valores repetidos num padrão de onda. É usualmente representado pela letra grega lambda (λ). Numa onda senoidal, o comprimento de onda é a distância entre picos (ou máximos).
O comprimento de onda λ tem uma relação inversa com a frequência f, a velocidade de repetição de qualquer fenômeno periódico. O comprimento de onda é igual à velocidade da onda dividida pela frequência da onda. Quando se lida com radiação eletromagnética no vácuo, essa velocidade é igual à velocidade da luz 'c', para sinais (ondas) no ar, essa velocidade é a velocidade na qual a onda viaja. Essa relação é dada por:

Em que: λ = comprimento de onda de uma onda sonora ou onda eletromagnética; c = velocidade da luz no vácuo = 299.792,458 km/s ~ 300.000 km/s = 300.000.000 m/s f = frequência da onda 1/s = Hz.
A velocidade de uma onda pode portanto ser calculada com a seguinte equação:

Em que: v = velocidade da onda. λ = comprimento de onda de uma onda sonora ou onda eletromagnética;
T é o período da onda.
O inverso do período, 1/T, é chamado de frequência da onda, ou frequência de onda:

Relacionados

  • RENONÂNCIA EM TUBOS SONOROS FECHADOS – TUBO DE KUNDT
    1204 palavras | 5 páginas