renoavaçao do servirço sicial

Páginas: 5 (1154 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
intervenção no plano comunitário

Três vertentes profissionais:

1. extrapola para o Desenvolvimento de comunidade os procedimentos e as representações tradicionais, apenas alterando o âmbito de sua intervenção;

2. pensa o Desenvolvimento de Comunidade numa perspectiva macrossocietária, supondo mudanças socioeconômicas estruturais, mas sempre no bojo do ordenamento capitalista;

3. pensao Desenvolvimento de comunidade como instrumento de um processo de transformação social substantiva, conectado à libertação social das classes e camadas subalternas.

Esse processo foi abortado pelo golpe militar.

Autocracia burguesa: neutralização dos protagonistas sociopolíticos comprometidos com a democratização da sociedade e do Estado; corte dos suportes que poderiam dar umencaminhamento crítico e progressista à crise em andamento no Serviço Social tradicional; por outro lado, precipitou esta mesma crise.

A EROSÃO DO SERVIÇO SOCIAL TRADICIONAL NA AMÉRICA LATINA

A crise do Serviço Social tradicional - anos 60 - fenômeno internacional; contestação de práticas profissionais - Três vetores:

· revisão crítica que se processa na fronteira das ciências sociais.
·deslocamento sociopolítico de outras instituições: as Igrejas
· movimento estudantil: contestação nas agências de formação.

Expressão mais importante desse processo erosivo: América Latina, a partir de 65 – o chamado movimento de reconceptualização (ou reconceituação) do Serviço Social.

Reconceituação - parte integrante do processo internacional de erosão do Serviço Social tradicional; a ruptura com oServiço Social tradicional se inscreve na dinâmica de rompimento das amarras imperialistas, de luta pela libertação nacional e de transformações da estrutura capitalista excludente, concentradora, exploradora; intimamente vinculada ao circuito sociopolítico latino-americano da década de 60: funcionalidade profissional na superação do subdesenvolvimento.

É esse movimento, localizávelpraticamente em todos os países ao sul do Rio Grande, que permite uma espécie de grande união profissional que abre a via a uma renovação do Serviço Social. Num prazo muito curto, porém, aquela grande união objetivamente se esfarinha. Concorrem para isso duas ordens de causas:

· As ditaduras burguesas não deixaram vingar as propostas de ultrapassagem do subdesenvolvimento;

· Posições e projeçõesdistintas na crítica ao Serviço Social tradicional: um pólo investia num aggiornamento do Serviço Social e outro tencionava uma ruptura com o passado profissional.

Movimento de reconceituação - se exaure por volta de 75 - heterogeneidade – ilusão de unidade - relação com a tradição marxista - manuais de divulgação de qualidade discutível, contaminação neopositivista, pouca presença do pensamento deinspiração marxiana; bases para pensar a profissão sob o marxismo; interlocução entre o Serviço Social e a tradição marxista.


DIREÇÕES DA RENOVAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL

Três momentos: segunda metade dos anos 60; segunda metade dos anos 70; abertura dos anos 80. Três direções principais.

Primeira: PERSPECTIVA MODERNIZADORA; adequar o Serviço Social, enquanto instrumento deintervenção inserido no arsenal de técnicas sociais a ser operacionalizado no marco de estratégias de desenvolvimento capitalista, às exigências postas pelos processos sociopolíticos emergentes no pós-64; auge de sua formulação: textos dos seminários de Araxá e Teresópolis.

Nova fundamentação de que se socorre para legitimar o papel e os procedimentos profissionais; aportes extraídos doestrutural-funcionalismo norte-americano; caráter modernizador desta perspectiva: aceita como dado inquestionável a ordem sociopolítica da DM , e procura dotar a profissão de referências e instrumentos capazes de responder às demandas que se apresentam; se reporta a valores e concepções mais tradicionais, não para superá-los ou negá-los, mas para inseri-los numa moldura teórica e metodológica menos débil; foi...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sicial
  • responsabilidade sicial
  • ciências siciais
  • Projeto sicial
  • Do magico ao sicial
  • Fato sicial
  • Psicologia Sicial
  • ad movimentos siciais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!