Renha a comunicação humana

Páginas: 8 (1966 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
São Paulo, Cultrix, 1993
BARROS, Diana Pessoa de. A Comunicação Humana. In: FIORIN, José Luiz (Org.). Introdução à lingüística: objetos teóricos. 4ª ed.Contexto, 2005.
A Obra “A Comunicação Humana” aborda desde os objetos mais básicos dos estudos da linguagem, até métodos e perspectivas diferenciadas das dos estudos linguísticos visa com outras metas encontrar soluções para os problemas dalíngua, através do esquema da comunicação de forma simplificada, linear e com caráter mecanicista.
O presente artigo esta dividido em cinco capítulos, sendo o primeiro subtítulo Língua como instrumento de comunicação; O modelo de comunicação da teoria da informação; Simplificação e “complementação” as propostas de B.Malmberg e R Jakobson; Modelar linear e modelo circular da comunicação: a interaçãoverbal e Caráter mecanicista e caráter “humanizante” das concepções de comunicação: competência modal e semântica dos sujeitos da comunicação.
No capitulo Língua como instrumento de comunicação, onde o mesmo relata a importância da comunicação no mundo globalizado. Esta importância também se faz presente, nos estudos da linguagem onde ela sempre teve e tem papel essencial, o qual foi afetado noinicio do século XX com a afirmação de Saussure de que a língua era fundamentalmente um instrumento de comunicação, abrindo com isso, rupturas sobre as concepções anteriores. ·.
Já no segundo capitulo: O modelo de comunicação da teoria da informação define língua como um sistema de código que transmite mensagens de um emissor para receptor, e como referencia utiliza o esquema de C.F Shannononde o mesmo é divido em duas ou mais caixas, que separam codificação e a decodificação da emissão e da recepção propriamente ditas, um canal, isto é, um suporte material ou sensorial, onde ocorre transferência de mensagem, como a transmissão, de um emissor a um receptor das mensagens organizadas segundo um código e transformada em sequências de sinais. Porém, na comunicação entre seres humanos,mais especificamente na comunicação verbal, oral ou escrita, que há algumas “dificuldades” nas propostas da teoria da informação, como por exemplo: simplificação excessiva da comunicação, modelo linear da comunicação, caráter mecanicista do modelo.
No terceiro capitulo apresenta dois caminhos que têm sido seguidos: Bertil Malmberg (1969) e Romam Jakobson (1969).
A proposta de Malmberg faz umadescrição teórica geral do processo de comunicação: introduz a representação de código, os signos, guardados no cérebro; representa a relação de atualização das unidades linguísticas; situando-a entre o código e o emissor; mostra a relação de estimulação que existe entre o universo dos fenômenos extralinguísticos, contínuos, e o emissor; a representação da realidade formada pelo receptor nãocoincide com a do emissor; e aponta diferentes fases na codificação e na descodificação da mensagem.
Já para Jakobson, há na comunicação um remetente que envia uma mensagem a um destinatário, e essa mensagem, para ser eficaz, requer um contexto (ou um “referente”) a que se refere, apreensível pelo remetente e pelo destinatário, isto é um canal físico e uma conexão psicológica entre o remetente e odestinatário, que os capacitem a entrar e a permanecer em comunicação.
As principais contribuições de Jakobson e da relação com o contexto, com a experiência comunicada ou a ser representação do código e dos subcódigos. Código se define como um conjunto de alternativas de seleção para a produção da mensagem. Subcódigos introduzem no esquema da variação linguística, diferentes perspectivas, pelasociolinguística, pela dialetologia ou pela geografia linguísticas.
Por tanto códigos diferentes impedem a comunicação, mas quanto maior for a intersecção entre os subcódigos do remetente e do destinatário, mais bem-sucedida será a comunicação. Além disso, porém deve-se observar que, nesses casos, de grande diferença, de reconhecimento, nem sempre a proximidade dos subcódigos, que déssemos ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • comunicacao humana
  • Comunicação humana
  • Comunicação humana
  • Comunicacao Humana
  • Comunicação humana
  • Comunicação humana
  • Comunicação humana
  • A comunicação humana

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!