Renha "História Kasper Hauser"

548 palavras 3 páginas
O filme “O enigma de Kasper Hauser” conta a história de um menino de aproximadamente, dezesseis anos que vivia preso e acorrentado dentro de um porão, para este sobreviver um homem misterioso o alimentava sem conversar nem olhar para ele. Certa noite este mesmo homem tira o menino do porão e o leva para uma pequena cidade da Alemanha, deixando-o em uma praça apenas com um bilhete em mãos. Os moradores da cidade ficam assustados com a presença de alguém não conhecido e que demonstrava ser diferente das outras, por esse motivo Kasper foi preso novamente, agora em uma torre, onde com a ajuda primeiramente de crianças e, posteriormente, de um padre aumentou seu vocabulário e aprimorou sua inteligência. Kasper Hauser foi morto com uma facada no peito e até hoje não se sabe o motivo real para este acontecimento.
O século XIX, época em que Kaspar Hauser viveu, foi um período marcado pela perspectiva positivista, evolucionista e desenvolvimentista. A visão de que havia um modelo de civilização e de desenvolvimento a ser alcançado, tanto pelos homens, como pelas sociedades, estava em seu auge. Todos aqueles que não correspondiam ao protótipo do homem "civilizado" eram classificados como primitivos, e com isso deveriam ser ajudados a alcançar graus mais avançados na escala de desenvolvimento e evolução. É a partir desta idéia que o menino vai ser colocado na sociedade novamente.
Ao chegar àquela pequena cidade Kaspar Hauser sabe apenas repetir, com dificuldade, a mesma frase. As pessoas o vêm com estranheza. Ele mesmo se vê num mundo estranho, tudo para ele é estranho: as dimensões, os movimentos, a perspectiva, o pensamento, a fala.
O processo de tornar-se humano acontece quando ele é colocado junto com outras pessoas, quando queima a mão com a chama da vela, pois, isto ainda era desconhecido por Kasper, uma coisa importante na vida dele foi as crianças que foram visitá-lo na torre e lhe deram as primeiras lições. Vendo a situação que Kasper viveu até aquele momento,

Relacionados