renevelosoloiola

1492 palavras 6 páginas
Introdução- Satisfação no trabalho.

A avaliação de um sistema de trabalho se dá a partir da capacidade de adaptação do trabalho do homem e do homem ao trabalho. Um dos aspectos que interfere na capacidade de adaptação é a satisfação no trabalho que refere-se à integração, a autonomia, a motivação, ao envolvimento a utilização das capacidades físicas e mentais. Destaca-se o comportamento humano no ambiente de trabalho, o aspecto emocional a satisfação que o trabalhador possui em sua atividade. Definimos satisfação o trabalho como o resultado da avaliação que o trabalhador tem sobre o seu trabalho ou a realização de seus valores por meio dessa atividade sendo uma emoção positiva de bem estar. A satisfação no trabalho é um estado emocional, porque a emoção deriva da avaliação dos valores do individuo, a satisfação possui dois fenômenos: o da alegria (satisfação) e o do sofrimento/ desprazer (insatisfação).
Mensuração da satisfação com o Trabalho

O trabalho de uma pessoa é mais do que organizar papeis, programar computador, atender clientes... O trabalho requer convivência com colegas de trabalho, obediência, desempenho, condições de trabalho e com a avaliação do funcionário sobre todos esses fatores que indicará a satisfação ou insatisfação.
Para mensurar estes conceitos são utilizadas duas abordagens, a Classificação Única Global e a Soma de Pontuação.
A Classificação Única Global nada mais é do que perguntar aos funcionários questões do tipo “Levando tudo em consideração, o quanto você está satisfeito com o seu trabalho?”. Os funcionários respondem marcando alternativas de um a cinco, desde “extremamente satisfeito” até “extremamente insatisfeito”.
A soma de pontuação é mais sofisticada, é perguntado ao funcionário à opinião dele sobre cada elemento chave.
Os fatores mais utilizados são: natureza do trabalho, supervisão, remuneração atual, oportunidades de promoção e relacionamento com os colegas, e depois são somados para obter uma pontuação geral da

Relacionados